quinta-feira, 24 de junho de 2010

O fantasma de uma goleada



Não, não se trata da goleada portuguesa por 7 a 0 diante da Coreia do Norte. A verdadeira goleada que pode assombrar o confronto entre Brasil e Portugal vem do Estádio Bezerrão, em Gama, no Distrito Federal. A vitória da Seleção Brasileira sobre os portugueses por 6 a 2 no amistoso de 2008 ainda ecoa na cabeça de ambas as seleções às vésperas do duelo.

Sete titulares do time brasileiro estão hoje no time titular de Dunga - Júlio César, Maicon, Gilberto Silva, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano - e o reserva imediato que vai substituir Elano nesta partida (Daniel Alves) também atuou no jogo de Brasília, na posição de lateral-direita. Naquele embate entre Kaká e Cristiano Ronaldo, Luís Fabiano se tornou o protagonista, ao marcar três gols. Maicon, Elano e Adriano fizeram os gols brasileiros. Danny e Simão marcaram para os lusitanos. O fato de Maicon e Luís Fabiano estarem em campo completam os bons motivos para a torcida canarinho ficar confiante num bom resultado do jogo de Durban.

Entretanto, de 2008 para cá o técnico Carlos Queiroz alterou as peças que vestem a camisa de Portugal. Somente o zagueiro Bruno Alves, o meia Tiago, o meia-atacante Simão Sabrosa e o atacante Cristiano Ronaldo foram escalados como titulares do jogo contra os norte-coreanos. A dúvida em relação aos portugueses fica ainda mais forte pelos dois resultados oscilantes que a seleção teve na Copa do Mundo - antes dos 7 a 0, um empate sem gols com a Costa do Marfim.

Por mais que tenha sido numa partida amistosa realizada praticamente no fim da temporada, a goleada brasileira servirá como motivação para os portugueses. Um espírito de revanche pode contribuir muito para a busca por uma vitória - em especial se for para provocar o adversário dizendo que "perdeu quando podia perder". Principalmente porque a lembrança de uma Copa do Mundo é bem saborosa para Portugal (a vitória por 3 a 1 em 1966, num show de Eusébio sobre um Brasil que tinha Pelé e Jairzinho).

O fantasma dos 6 a 2 de Brasília certamente vai pairar na África do Sul. Cabe à Seleção Brasileira comprovar o comprometimento gritado aos quatro ventos por Dunga, e tentar garantir o primeiro lugar no Grupo G, diante de um rival que tem muitas armas. Uma apresentação vexatória a poucos dias do primeiro jogo do "mata-mata" seria de assombrar qualquer torcedor brasileiro.

Nenhum comentário: