segunda-feira, 21 de junho de 2010

Más palavras




As polêmicas envolvendo o técnico Dunga não foram encerradas no dia da convocação da Seleção Brasileira. Na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, o treinador xingou o jornalista Alex Escobar, da TV Globo, enquanto declarava que alguns órgãos de imprensa teriam criticado a insistência em escalar o atacante Luís Fabiano.

A atitude intempestiva de Dunga reduziu uma partida em que o Brasil se classificou para as oitavas-de-final a um pretexto para o técnico soltar rajadas de respostas atravessadas contra jornalistas (em especial os brasileiros). Desde a coletiva pós-convocação, ele e o auxiliar-técnico Jorginho passaram a vociferar em tom de doutrina a ideia de que críticas à Seleção Brasileira que está na Copa de 2010 são feitas por quem não quer a conquista na África do Sul.

E o que é pior: os palavrões direcionados a Alex Escobar foram típicos de pessoas que não aceitam conversa e só se garantem quando chegam às vias de fato. Dunga quis posar de valente mas só revelou desequilíbrio e insegurança.

Algumas pessoas ficaram a favor de Dunga, dizendo que foi uma defesa natural para um treinador que carrega a pressão de comandar uma Seleção Brasileira. Esta ideia indica então que a inexperiência dele fez a diferença negativamente? Quem assume o cargo de técnico do Brasil sabe que vai sofrer pressões de todos os lados. Trata-se da torcida de um país inteiro. Se não há como se acostumar, por que não dirigiu um time, independente de qualquer tradição que ele tivesse?

Dunga respondeu aos críticos da sua "Era Dunga" no banco de reservas com títulos, casos da Copa América e da Copa das Confederações. Por que não restringir a resposta a seus críticos com as atuações da Seleção Brasileira? Foi assim que técnicos como Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari responderam em 1994 e em 2002, respectivamente.

Alguns levantaram a questão de que a TV Globo "criou caso" à toa. Ora, o natural de qualquer empresa é que um empregado dela tenha direito a defesa quando atacado em seu período de trabalho. Alex Escobar teria sido imprudente caso tivesse respondido com palavrões aos palavrões que foram desferidos contra ele. Nem em seu blogue pessoal o jornalista quis criar polêmica.

A polêmica era suficiente pelo ódio com o qual tratam a TV Globo. Até o ex-goleiro Ronaldo (hoje comentarista da Rede TV!), através do seu Twitter @Ronaldo601, resolveu dar seu pitaco. Ele afirmou que a Vênus Platinada estaria brava porque "mandou 500 profissionais para cobrir a Copa e Dunga não dá nenhuma regalia".

Nenhuma emissora está isenta de cometer erros, mas daí a justificar ofensas como retaliação às críticas que sofre de determinado jornalista ou de determinado órgão de imprensa é demais. De fato, Dunga é muito criticado (às vezes injustamente). Mas em nenhum momento apareceu uma linha se referindo ao técnico da Seleção Brasileira com qualquer palavrão.

A imprensa não pode servir como "chapa branca" da Seleção Brasileira. Jornalistas estão aí para questionar e debater pontos de vista do treinador e dos jogadores que fazem parte do time do Brasil. Técnicos do Brasil estão acostumados a questões ou mitos levantados contra eles a cada Copa do Mundo. E alguns deles não precisaram de palavrões para voltarem ao país com conquistas.

Nenhum comentário: