domingo, 27 de junho de 2010

Falsa valentia



Com os ânimos mais calmos após os ataques contra jornalistas, o técnico Dunga apresenta um defeito que contradiz com a "coerência" que ele tanto gosta de declarar. O treinador, que se define como um homem valente e disposto a dar a cara a tapa, não age da mesma forma na escalação de sua Seleção Brasileira.

Três rodadas depois do torneio, a questionada lista de 23 convocados para a Copa do Mundo de 2010 parece que vem sendo colocada em dúvida pelo próprio Dunga. A fase classificatória terminou e, sim, agora há tempo de alterar os titulares visando o período de "mata-mata".



A primeira estranheza vem na lateral-esquerda. Para o setor, Dunga convocou Michel Bastos, do Lyon, e Gilberto, do Cruzeiro, independente de ambos atualmente atuarem no meio-de-campo das equipes que defendem. Diante de Coreia do Norte, da Costa do Marfim e de Portugal, Bastos mostrou-se uma nulidade, tanto matando oportunidades no ataque quanto por deixar espaços nos momentos em que o Brasil é atacado. Não falta mais nada para ele ser sacado do time.

O inconveniente é que Gilberto tem 35 anos, e, embora tenha bastante experiência, não tem o mesmo fôlego para jogar na posição como teve em seus tempos de Flamengo, Cruzeiro, Vasco e Seleção Brasileira, por exemplo. Ao convocá-lo, Dunga sabia que a idade poderia jogar contra. Mas, como a convocação se confirmou, não era hora de bancá-la? Ou a opção vai ser mesmo improvisar Daniel Alves, como aconteceu na Copa das Confederações de 2009 quando André Santos e Kléber não corresponderam?



O técnico também bancou o meia Kléberson na Seleção Brasileira, indiferente ao fato de ele amargar a reserva no Flamengo. Ele é reserva imediato de Felipe Melo, jogador que vem primando por sua falta de estabilidade emocional e por sua chuteira estar restrita à canela dos jogadores.

Na partida contra o Portugal, o camisa 5 saiu de campo com dores no tornozelo (pretexto convincente para tirá-lo antes do fim do primeiro tempo por causa do cartão amarelo). Em seu lugar, entrou Josué, jogador tão inoperante na realização de jogadas quanto Gilberto Silva. Kléberson, volante mais habilidoso, continuou no banco de reservas, deixando ainda mais forte que sua convocação foi movida pelo sentimento de culpa, em compensação ao fato de a queda de rendimento do jogador ter acontecido principalmente porque se contundiu pela Seleção Brasileira num amistoso contra a Estônia.

Talvez seja a hora de Dunga se dar ao direito de ser "covarde" em algumas situações. Afinal, o Brasil enfrenta amanhã o Chile em Johannesburgo e precisa encontrar motivos para ter mais coragem de vencer as partidas da Copa do Mundo.

Nenhum comentário: