segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A hora e a vez de Darío Conca



Para muitos, trata-se de um jogador argentino que é digno de figurar até na Seleção Brasileira, devido à maneira como carrega o Fluminense nas costas. Para outros, é um jogador que, embora tenha boa qualidade, não tem maturidade para ser decisivo em situações mais delicadas que a equipe enfrenta. O Campeonato Brasileiro de 2010 se tornou o critério de desempate para confirmar ou não a consagração completa do argentino Darío Conca.

Os dois lados da opinião pública têm argumentos bastante pertinentes. Para reconhecer o talento do jogador tricolor, as pessoas ressaltam como Conca se desdobrou no meio-de-campo do Fluminense, e salvou a equipe de maus resultados através de boas jogadas e de gols decisivos. A lucidez do argentino compensou até mesmo os deslizes do resto do time e de esquemas sacrificantes, que o deixavam sobrecarregado na criação de jogadas ofensivas - vide a trajetória do clube no Campeonato Brasileiro deste ano.

O fato de estar sobrecarregado em campo foi também o pretexto para as críticas ao futebol de Conca. Na opinião de alguns críticos, o argentino só consegue fazer bem esta função diante de adversários de qualidade inferior ao Fluminense ou apenas rende bem em partidas que não valem nada. Em jogos decisivo, seu futebol seria apagado com facilidade. O argumento mais corriqueiro foi o Campeonato Brasileiro de 2009. A "arrancada" tricolor que fez o time sair da zona de rebaixamento começou a acontecer apenas com o retorno do atacante Fred aos gramados.

Por isto, mais do que a oportunidade de o Fluminense conquistar o Campeonato Brasileiro depois de 26 anos, 2010 surge como a hora e a vez de Darío Conca comprovar a grandiosidade de seu futebol. Devido às contusões que assolam a equipe tricolor - e fazem com que ele seja o único remanescente em campo do quarteto que formaria com o meia Deco e os atacantes Emerson e Fred - o argentino tem a chance de mostrar que pode arcar com a responsabilidade de ser a estrela em busca do maior título nacional.

Conca já fez muito pelo Fluminense nestas duas temporadas no meio-de-campo do clube. Agora, chegou o momento do camisa 11 tricolor mostrar que sua habilidade pode alcançar todo o território nacional. Contagem regressiva. Faltam seis rodadas.

*****

SEXTA-FEIRA, dia 5 de novembro, volta ao ar em O tempo e o placar... o DEBATEBOLA QUATRO LINHAS.

Nenhum comentário: