domingo, 7 de novembro de 2010

É o fim do caminho?



Cinco pontos separam o quarto colocado (o Botafogo) da trinca de frente no Campeonato Brasileiro - o líder Fluminense e a dupla Corínthians e Cruzeiro, que tem o mesmo número de pontos mas desempatam no critério de saldo de gols. Tropeços acontecem em qualquer partida dentre as 38 rodadas da competição. Mas, diante do panorama desenhado nesta rodada, pode-se dizer que é o fim do caminho para as demais equipes?

Os clubes que surgem em seguida ao trio de frente do Brasileirão não só brigam entre si pela quarta vaga, como precisam ter suas atenções voltadas para outra competição - a Copa Sul-Americana - na expectativa de que uma campeã vinda do Brasil não reduza o G-4 a um G-3.

De fato, a briga parece ainda mais interessante, pelo tropeço que o Botafogo teve diante do Avaí no Ressacada e pelas vitórias do Atlético Paranaense e do Grêmio nesta rodada. Entretanto, por mais que a emoção se alastre (briga pelo título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana e briga para não cair), talvez seja frustrante para times que conseguiram um bom embalo na competição agora se perderem em suas limitações.

Na reta final do Campeonato Brasileiro, sobra também o desafio para motivar equipes que agora têm remotas chances de conquista do campeonato. E a grande conquista do fim do ano pode ser mesmo a certeza de que nunca achou o fim do caminho antes da hora.

Nenhum comentário: