quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conversa sem alça



O formato de pontos corridos do Campeonato Brasileiro vem sendo louvado por premiar a equipe que teve mais regularidade depois de 38 rodadas. Entretanto, o formato agora deu margem a uma nova polêmica que sempre se aproxima na reta final de suas edições: a existência de "mala branca".

O termo "mala branca" é usado para designar a atitude de uma equipe que está brigando pelas melhores vagas e, nos bastidores, oferece dinheiro a adversários de seus concorrentes diretos para que tenham mais empenho. Na teoria, a prática não é considerada ilícita, pois os jogadores já são pagos por seus próprios clubes para se empenharem em campo.

No entanto, a "mala branca" é vista como uma atitude antiética, pois os clubes que a utilizam estão aproveitando seu poder aquisitivo para tentar se sobressair aos demais competidores. Os jogadores também ficam cada vez mais rotulados de "mercenário", pois precisam deste tipo de motivação para terem empenho na reta final - o que deveria ser uma obrigação natural do trabalho de um jogador.

A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, seria mais interessante para os 20 clubes que todos se empenhassem da mesma forma, visando não só sua permanência no elenco na próxima temporada, como também momentos de alegria para amenizarem um desempenho insatisfatório na competição.

Nenhum comentário: