sábado, 6 de novembro de 2010

A dupla face de um lanterna



A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, já está praticamente sacramentado o rebaixamento do Grêmio Prudente para a Segunda Divisão. A equipe não conseguiu repetir o desempenho que teve com o nome de Grêmio Barueri no Brasileirão de 2009, e é o único a estar abaixo de 30 pontos depois das 33 rodadas da competição.

E agora, com o destino traçado para um final de ano infeliz, o que esperar da postura do Grêmio Prudente? A expectativa mais natural é de que o atual lanterna jogue apenas para cumprir tabela, sem fazer muita frente aos adversários, pois o sonho que resta é remotíssimo.

Entretanto, o fato de estar em último lugar pode tornar as coisas mais traiçoeiras. Como o desfecho parece ser mesmo o pior, ao menos nas últimas cinco rodadas o time pode jogar sua vida. Há pelo menos duas razões para esta postura. A primeira, ao pensar na imagem do próprio clube. Como são as últimas partidas na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o Grêmio Prudente vai querer se despedir levando uma lembrança um pouco melhor de sua passagem curta pela elite do futebol nacional.

A outra é direcionada aos jogadores. Com a queda para a Segunda Divisão, é provável que a diretoria do Grêmio Prudente precise cortar gastos, reduzir o elenco e visar à contratação de atletas com preço mais baixo. Sobram apenas cinco rodadas para que os prudentinos mostrem no gramado futebol suficiente para que empresários, diretores e torcedores se convençam que um deles tem qualidade para se manter na Série A.

Na reta final da competição, o Grêmio Prudente já é considerado por alguns cronistas esportivos o ponto de desequilíbrio de um Campeonato Brasileiro que prima por ser equilibrado. Mas, talvez por este descrédito, a equipe do interior paulista pode deixar as coisas ainda mais emboladas na competição.

Nenhum comentário: