quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Brasil em verde





A parte brasileira na Copa Sul-Americana ganhou um tom verde após os dois confrontos deste meio de semana. Em São Paulo, o Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro com uma vitória por 2 a 0. No Ressacada, o Goiás surpreendeu o Avaí com uma vitória por 1 a 0, suficiente para prosseguir seu caminho na competição.

Como o campeão está classificado para a Taça Libertadores da América, ambas as equipes podem compensar um ano que se desenha como perdido. Com decepções que podem ser mais amargas para o time goiano, que se vê cada vez mais próximo da zona de rebaixamento.

O mau desempenho do Goiás teve início ainda no Campeonato Goiano, quando a equipe ficou por algumas rodadas em último lugar e, depois de se recuperar, caiu a ponto de não ir nem para a final contra o Atlético Goianiense. No Campeonato Brasileiro, o martírio se estende a cada rodada, mesmo com incessantes trocas de treinadores. E a derrota por 4 a 1 para o lanterna Grêmio Prudente ainda não foi suficiente para eliminar matematicamente o descenso. Mas, psicologicamente, a equipe sofreu um abalo emocional.

O Palmeiras também teve um Campeonato Paulista extremamente desanimador, com o período frustrante sob o comando de Muricy Ramalho e a incerteza de ter como técnico o inexperiente Antônio Carlos Zago. O clube abriu os cofres, trouxe de volta ao país o treinador Luiz Felipe Scolari e fez a torcida ficar à espera de novos e vitoriosos rumos. Entretanto, Felipão não teve à sua disposição um elenco de qualidade, o que comprometeu seu trabalho. No Brasileirão, os palmeirenses também brigam por uma vaga na Libertadores - mas ela parece estar bem mais próxima através da Copa Sul-Americana.

Diante de suas últimas fichas no ano de 2010, Palmeiras e Goiás prometem fazer um duelo de muito empenho, em busca de dar alegria a seus torcedores - tanto para este ano como na expectativa pela vaga na Taça Libertadores da América de 2011. Neste confronto de alviverdes, nenhum deles vai querer que o branco se sobressaia.

Nenhum comentário: