terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os coadjuvantes que podem decidir




Vasco e São Paulo entraram na lista de clubes tradicionais do futebol nacional que fizeram um Campeonato Brasileiro abaixo do que sua história merece. Entretanto, as duas equipes vão se tornar importantes na reta final da competição, pois cruzarão o caminho de três times que estão na briga pelo título.

Os são-paulinos enfrentarão o Cruzeiro (no Parque do Sabiá), o Corínthians e o Fluminense (no Morumbi), times que também serão adversários do Vasco nas últimas rodadas. A equipe vascaína fará o clássico com o Fluminense no Engenhão e irá a Minas Gerais e a São Paulo para duelos com cruzeirenses e corintianos, respectivamente. Com este panorama, qual coadjuvante pode ser mais decisivo?

Num primeiro momento, o fato de jogar mais vezes como mandante promete fazer do São Paulo o responsável por tirar pontos do trio de cima da tabela. Em território paulistano, o tricolor paulista venceu nove dos 16 jogos na competição. Quem pode se beneficiar disto é o Cruzeiro, pois nas 16 partidas fora de seus domínios, os são-paulinos venceram apenas quatro partidas. Além disto, houve cinco empates e sete derrotas.

Enquanto isto, o Vasco apresenta uma campanha fraquíssima como visitante. Das 16 partidas fora do Rio, conseguiu sair vitorioso apenas em duas oportunidades. De resto, foram sete empates e sete derrotas. Neste contexto, quem pode se prejudicar é o Fluminense, que terá pela frente um clássico regional com os vascaínos.

O equilíbrio do Brasileirão torna ainda mais interessante a participação de clubes que, até o momento, não almejam mais nenhuma conquista relevante na competição. O desejo de uma participação honrosa no campeonato e a capacidade de ser superior no encontro com uma equipe que briga pelo título pode motivar um clube para a temporada seguinte. E, depois de tudo o que passaram em 2010, Vasco e São Paulo precisam demais desta motivação.

Nenhum comentário: