quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hora de começar a rever conceitos



Caso o empate persistisse na partida em Doha, certamente muitos exaltariam a continuação da invencibilidade, e enxergariam pontos positivos no amistoso entre Brasil e Argentina. Mas, com a bela jogada de Messi que terminou num golaço aos 46 minutos do segundo tempo, talvez comecem a ter uma visão crítica sobre a Seleção Brasileira de Mano Menezes.

O grande defeito do amistoso no Qatar foi a indolência. Entra e sai treinador, e o panorama do Brasil em partidas amistosas segue o mesmo. Um futebol preguiçoso, que levou o embate com a Argentina (primeira equipe considerada grande que passou pela seleção de Mano) como um treino de luxo.

Mas também começam a ser questionadas as presenças de alguns jogadores. O meio-de-campo brasileiro fica convincente com trio de volante - por mais que Lucas, Ramires e Elias tenham habilidade? Enquanto Neymar estiver atuando em função do estilo "cai-cai", vale a pena tê-lo no ataque? E o jogador mais preocupante: Robinho, que durante 90 minutos ficou entregue a um futebol modorrento, apático, merece ser convocado? E ainda mais, merece ser o capitão de uma Seleção Brasileira?

Alguns jogadores vão se firmando, como a dupla de zaga David Luiz e Thiago Silva. Ronaldinho Gaúcho, que voltou à seleção depois de 1 ano e 7 meses, teve uma boa atuação, apresentando um desempenho bem mais promissor do que nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Só que ainda é pouco, muito pouco para uma Seleção Brasileira que chega com o rótulo de "resgate do futebol-arte canarinho".

Sim, um amistoso serve para ter avaliações. Mas é bom que estas avaliações façam Mano Menezes rever alguns conceitos desde seus primeiros passos como técnico. A equipe está em formação, mas não pode começar a se formar de maneira equivocada.

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Vicícius,

Se o panorama de amistosos continuar assim, teremos apenas a Copa América e a Copa das Confederações para preparar este time. O jogador tem que entrar em campo pensando: " Essa camisa amarelinha vai me dar poderes.Essa vaga no time é minha!" O cara tem que jogar com o coração na mão.

Agora vão começar os questionamentos,como os que você citou, idênticos aos que ocorreram com Dunga.

Para mudar o visual lá do blog, eu cliquei em Designer do Modelo e comecei a fazer minhas modificações, uma por uma, até ficar legal. Levei uns 30 minutos até o atual.

Abraço

Leonardo Valejo