sábado, 9 de outubro de 2010

Fora do mapa



A Seleção Brasileira de Futebol sempre foi vista como símbolo da grande paixão do "país do futebol", e chegou a ser definida como "a pátria em chuteiras" pelo dramaturgo Nelson Rodrigues. No entanto, a cada ano o Brasil parece querer renegar o Brasil em sua trajetória futebolística.

Não, o que está em questão não é o fato de boa parte dos jogadores convocados defenderem clubes estrangeiros. O problema é que a Confederação Brasileira de Futebol - e a Nike, fornecedora de material esportivo - vêm afastando a seleção dos gramados nacionais, e acabam esvaziando o interesse do torcedor brasileiro no trabalho que é feito pelo futebol nacional.

Além da falta de identificação com os atletas que estão em campo, boa parte do Brasil não consegue mais acompanhar de perto os jogos da Seleção Brasileira. Afinal, em cada jogo, ela atua num país diferente.

O país ainda não pôde ver de perto os passos da Era Mano Menezes. Afinal, o jogo de estreia foi realizado nos Estados Unidos (contra o selecionado de lá). Quinta-feira, o amistoso contra o Irã aconteceu em Buenos Aires. Segunda-feira, a partida contra a Ucrânia será jogada em Londres. E para novembro já está previsto um duelo com a Argentina. No Qatar!

É bem verdade que a Confederação Brasileira de Futebol lucra bastante com a venda da Seleção Brasileira para o exterior - e que há o risco de um amistoso ser deixado de lado pela população das arquibancadas. Mas é realmente necessário riscar o Brasil do mapa em detrimento de almejar sempre o lucro com as partidas?

Nos próximos quatro anos, o Brasil não precisará disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo - por ser o país-sede, ele tem vaga garantida na Copa de 2014. O Brasil ficará distante desta importante preparação que visa à conquista de seu sexto título mundial? É hora do Brasil fazer as malas e voltar suas atenções para o próprio país. Mano Menezes está encarregado de iniciar um período de renovação para a Seleção Brasileira. Mas a CBF podia facilitar um pouco mais a ligação dos atletas com a torcida brasileira.

2 comentários:

Leonardo Valejo disse...

Olá Vinícius,

Tem um tempo que não visito o tempo e o placar, mas finalmente, com um feriado, estou aqui.

Realmente eu já perdi a conta de quantas vezes o Brasil já jogou em Londres. Agora, que o Brasil não é obrigado a jogar em casa pelas eliminatórias, poderia fazer uns 2 ou 3 jogos aqui por ano. Quem não gostaria de ver Neymar, Ganso( boa recuperação a ele),Robinho e Pato juntos? Mesmo com um ingresso caro, acho que muitos de nós pagaríamos para ver isso.


Grande Abraço Vinícius
Leonardo Valejo

Leonardo Valejo disse...

Pode deletar este aqui depois:

"Quinta-feira, o amistoso contra o Irã aconteceu em Buenos Aires"

O jogo foi em Abu Dhabi. Só corrigindo mesmo.

Abraço