sábado, 2 de outubro de 2010

Sob pressão



Análise de jogo - Botafogo 1 x 1 Flamengo (18h30, Engenhão)

"Sob pressão" foi a expressão mais lógica para definir como Botafogo e Flamengo entraram em campo no Engenhão. No lado botafoguense, veio a pressão por um resultado capaz de deixar a equipe mais próxima da zona de classificação para a Taça Libertadores da América. Do lado rubro-negro, além da tentativa de melhorar o mau desempenho do time no Campeonato Brasileiro, os jogadores passaram por várias pressões vindas de fora dos gramados.

A pressão começou a vir do comando da equipe, na terça-feira. Após o empate em 1 a 1 com o Goiás, o treinador Silas afirmou que "não faz gol contra e nem chuta a gol" - declaração infeliz, principalmente porque foi dada na noite em que o zagueiro Jean fazer um gol contra na partida do Serra Dourada. Mas a ebulição aconteceu de vez na madrugada de quinta para sexta-feira, quando Zico anunciou que tinha pedido demissão do cargo de diretor-executivo do futebol do Flamengo, pressionado pela oposição do Conselho Deliberativo.

Mas, assim que iniciou o primeiro tempo, o Flamengo conseguiu fazer com que o Botafogo é que ficasse sob pressão. Em especial por seu lado direito, por onde Léo Moura iniciava jogadas de perigo, aproveitando que a marcação de Marcelo Cordeiro estava frouxa. Com o camisa 2 jogando como ala - pois Silas optou por colocar o trio de zaga David Braz, Jean e Ronaldo Angelim, liberando Léo para o apoio ao ataque - vieram boas oportunidades, mas que não eram concluídas pela dupla de ataque Diogo e Deivid.

As melhores chances vieram através de Kleberson. A primeira, quando ele desviou de cabeça um cruzamento de Léo Moura, mas a bola foi pela última linha. A outra, num belo chute de fora da área, que Jefferson espalmou. Ao todo, foram oito tentativas ao gol alvinegro, todas mal-sucedidas.

O Botafogo permaneceu o primeiro tempo completamente acuado. Não bastasse o fato de seu ataque estar enfraquecido - Jobson foi vetado de última hora, por uma contusão, e em seu lugar Joel Santana colocou Edno para fazer companhia a Loco Abreu no ataque - a equipe penava para armar alguma jogada. Túlio Souza e Somália ficavam restritos à marcação, e Lúcio Flávio parecia displicente em campo. O time passou 35 minutos sem dar um chute ao gol de Marcelo Lomba.

Só que uma deficiência do time de Silas foi decisiva para os alvinegros. Sem Juan, contundido, o técnico preferiu improvisar o meia Renato Abreu na ala esquerda do Flamengo, aproveitando que ele tem habilidade ofensiva. Entretanto, o meia deixou a desejar na hora de marcar, e derrubou Lúcio Flávio na intermediária. O próprio Lúcio Flávio cobrou a falta, e acertou um belíssimo chute, no ângulo. Em seu primeiro chute a gol, 1 a 0 Botafogo, aos 35. E o rubro-negro ia para o intervalo à espera de mais 45 minutos sob pressão.

O time da Gávea voltou para o segundo tempo com tanto volume de jogo quando na etapa inicial. Mas, o fato de Léo Moura estar sobrecarregado na iniciativa de jogadas, aos poucos foi tornando o poder ofensivo do Flamengo mais fraco. Sem o mesmo ritmo inicial, ele somente arriscava cruzamentos. Todos sem sucesso. Silas acabou fazendo duas alterações ofensivas - Kleberson por Petkovic e Diogo por Diego Maurício. Era uma forma de tirar a pressão de Léo Moura, que era o único a chamar a responsabilidade de levar a equipe ao ataque.

Os botafoguenes prosseguiram na defesa - que ficou mais enfraquecida depois que Fábio Ferreira saiu por contusão. Eu seu lugar, entrou Márcio Rosário. Só que, a partir dos últimos minutos, a equipe começou a se lançar ao ataque, e desperdiçou duas oportunidades. Uma em cabeçada de Loco Abreu, e outra em chute de Alessandro. O camisa 2 alvinegro foi decisivo mesmo para o adversário.

Ele se atrapalhou dentro da área, perdeu a bola para Ronaldo Angelim, e derrubou o zagueiro. Pênalti, seguido de cartão amarelo. Seu segundo na noite, fazendo com que o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca expulsasse o jogador do Botafogo. Sob a pressão de recolocar o Flamengo de vez na partida, Petkovic cobrou. Jefferson conseguiu espalmar, mas no rebote, Léo Moura chutou a bola para o fundo da rede. 1 a 1, aos 31 minutos.

Aos alvinegros, ficaria a pressão de um adversário com maior volume de jogo ofensivo, e o fardo de estar com um jogador a menos em campo. Se não fosse a irresponsabilidade de Renato Abreu, que deu um carrinho em Túlio Souza e tomou seu segundo cartão amarelo na noite. Com 10 homens de cada lado, Joel Santana substituiu Túlio Souza pelo atacanta Caio. Nos últimos minutos, a pressão mudava de lado a cada ataque. Até que Gutemberg de Paula Fonseca sacramentou o placar de 1 a 1 no duelo do Engenhão.

Com seu quinto empate consecutivo, o Botafogo perdeu uma excelente oportunidade. O empate em 0 a 0 do Cruzeiro com o Atlético Paranaense faria com que uma vitória no Engenhão levasse o time carioca à quinta colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, a equipe se manteve em sexto, empatado em número de pontos com o próprio Atlético (mas perdendo no critério de vitórias), só que a dois pontos do Internacional, e a seis pontos do time cruzeirense. E ainda permaneceu sob a pressão da ausência de vitórias - desde 12 de setembro, quando venceu o São Paulo por 2 a 1, no Rio de Janeiro, o alvinegro não consegue os três pontos numa partida.

A curto prazo, o empate foi providencial para o Flamengo, tanto dentro de campo quanto no risco de entrar na zona de rebaixamento. Com a derrota do Atlético Goianiense para o Atlético Mineiro no Serra Dourada, por 3 a 2, a equipe do Rio agora está a quatro pontos da degola do Campeonato Brasileiro. E, devido ao empate em 0 a 0 do Avaí com o São Paulo, o time de Santa Catarina continua a ser o que está mais próximo ao risco de ser ultrapassado pelos que estão na parte de baixo da classificação.

No entanto, o Flamengo ainda padece com a falta de planejamento a longo prazo. Com a saída de Zico, não foi embora apenas o maior ídolo da história rubro-negra, execrado pelas escusas negociações políticas que acontecem na Gávea. Foi embora também o sonho de reerguer o clube, sob uma ótica bem mais relevante do que gastar dinheiro com jogadores badalados. Melhorias como um Centro de Treinamento e a valorização das categorias de base (outrora dignas de orgulho, com a frase "craque, o Flamengo faz em casa") vão ficar para outra vez. Será que a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo vai se amparar nos resultados - mesmo que fiquem restritos a não cair para a Série B em 2010 - para não ficar sob pressão da torcida?

*****

BOTAFOGO 1 x 1 FLAMENGO

Estádio: Engenhão (Rio de Janeiro / RJ).

Público: 13.182 pagantes (16.367 presentes) / Renda: R$ 329.330,00

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca / Auxiliares: Dibert Moises (RJ) e Rodrigo Joia (RJ).

Gols: Lúcio Flávio, aos 35 minutos do primeiro tempo. Léo Moura, aos 31 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Alessandro, Fabio Ferreira, Marcelo Cordeiro, Márcio Rosário (Botafogo), Jean, Renato, Willians e Diogo (Flamengo).

Expulsões: Alessandro (Botafogo) e Renato Abreu (Flamengo).

BOTAFOGO - Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira (Márcio Rosário, 16'/2ºT); Alessandro, Túlio Souza (Caio, 34'/2ºT), Somália, Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Edno e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

FLAMENGO - Marcelo Lomba,David Braz, Jean e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Maldonado, Willians (Correa, 35'/2ºT), Kleberson (Petkovic, aos 22'/2ºT) e Renato Abreu; Diogo (Diego Maurício, 29'/2ºT) e Deivid. Técnico: Silas.

*****

O tempo e o placar...
fala o que houve de melhor e de pior na vigésima-sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO


O GRÊMIO segue numa campanha sensacional neste returno do Campeonato Brasileiro. Além do dilatado placar de 3 a 0 sobre o Vitória da Bahia, em pleno Barradão, a equipe já está em oitavo lugar na classificação. O time de Renato Gaúcho tem fôlego pra continuar nesta boa sequência?

A FURADA

Na verdade, seriam AS FURADAS. Duas furadas do zagueiro TITI, do Vasco, que mais uma vez teve uma atuação lamentável na partida da equipe vascaína. Os dois gols do Goiás em São Januário aconteceram em falhas dele, e o time de Paulo César Gusmão precisou se desdobrar para conseguir vencer pelo placar de 3 a 2.

*****

RESULTADOS - RODADA 27

Sexta-feira

21h

Vasco 3 x 2 Goiás (São Januário)

Sábado

16h

Santos 1 x 1 Palmeiras (Vila Belmiro)
Vitória da Bahia 0 x 3 Grêmio (Barradão)
Grêmio Prudente 1 x 1 Fluminense (Prudentão)
Corínthians 2 x 2 Ceará (Pacaembu)

18h30

Cruzeiro 0 x 0 Atlético Paranaense (Arena do Jacaré)
Botafogo 1 x 1 Flamengo (Engenhão)
Internacional 3 x 0 Guarani (Beira-Rio)

21h

Avaí 0 x 0 São Paulo (Ressacada)
Atlético Goianiense 2 x 3 Atlético Mineiro (Serra Dourada)

Nenhum comentário: