quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Perdas e danos



Análise de quarta - Atlético Paranaense 0 x 0 Vasco (21h50, Arena da Baixada)

Atlético Paranaense e Vasco entraram em campo completamente diferentes do que suas torcidas, seus treinadores e suas diretorias definem como "força máxima". Foram tantas ausências que, depois de 90 minutos, até o gol resolveu se ausentar da Arena da Baixada.

O rubro-negro paranaense começou a semana sem treinador, depois que Paulo César Carpegiani aceitou proposta para assumir o São Paulo. Em seu lugar, a diretoria contratou Sérgio Soares, comandante do Santo André no Campeonato Paulista deste ano. Durante a semana, o Atlético perdeu para a partida contra o Vasco o goleiro Neto, convocado para a Seleção Brasileira, o atacante Guerrón, servindo a seleção do Equador, o atacante Bruno Mineiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e, de última hora, o meia Branquinho foi vetado, devido a uma contusão.

Além da barração de Titi (que teve atuações desastrosas nas últimas três partidas, e perdeu a vaga de titular para Cesinha), o Vasco novamente não teve a presença de boa parte de sua equipe. O lateral-esquerda Ramon, o volante Nílton e os meias Felipe e Carlos Alberto seguem no Departamento Médico do clube, com previsões de volta aos gramados bem distantes. O técnico Paulo César Gusmão também não estava presente, pois cumpria punição de uma partida pela expulsão no jogo contra o Internacional, no Beira-Rio. Na beira do gramado, seu auxiliar Acácio comandou o time vascaíno.

A falta de qualidade ofensiva de ambos os lados teve efeitos opostos nas equipes. O mandante Atlético arriscava jogadas ofensivas, mas elas pouco chegavam na área. O único lampejo foi aos sete minutos, quando González cruzou e Nieto desviou de cabeça, com a bola chegando perto do gol vascaíno. Entretanto, depois que a marcação sobre Paulo Baier ficou mais intensa, o Furacão foi vendo suas oportunidades cada vez mais escassas - em especial porque o veloz Maikon Leite preferiu atuar somente pelo lado esquerdo. Sobravam apenas as jogadas de bola parada, nas cobranças perigosas de Baier.

Inicialmente, o Vasco se postou na defesa. Mas, com o tempo, os erros de passe atleticanos aconteciam, e o time vascaíno conseguiu equilibrar a partida - apesar da nova baixa que teve na equipe. Aos 24 minutos, o lateral-esquerda Max saiu contundido, e deu lugar a Ernani. As tentativas vinham sempre pela correria, através da velocidade do lateral-direita Fagner e do atacante Éder Luís. Só que, novamente, o time padecia com seus deslizes ofensivos: a má pontaria de Zé Roberto (que, aos 12 minutos, perdeu chance clara após driblar dois defensores adversários) e, em especial, a completa falta de qualidade do centroavante Rafael Coelho.

Numa partida tão equilibrada pelas limitações dos dois times, os momentos de desequilíbrio foram proporcionados pelo gramado. A Arena da Baixada foi palco de muitos escorregões de ambos os lados. Ao fim do primeiro tempo, tudo parecia condizente com a queda de rendimento do futebol de Atlético Paranaense e Vasco.

O Atlético voltou para a segunda etapa com mais volume de jogo, mas se ressentia muito das ausências de Branquinho e Guerrón. Sem o meia, e com Paulo Baier bem marcado, restava a González alçar bolas em busca da eficiência do centroavante Nieto. A zaga adversária, formada por Dedé e Cesinha, transmitia segurança quando a tentativa vinha através da troca de passes. O Vasco se segurava na defesa, e, depois de Rafael Coelho ser substituído pelo meia Allan, a equipe evoluiu muito na busca pelos contra-ataques. Num deles, Fellipe Bastos emendou um chute de fora da área, bem defendido por João Carlos.

Com o passar do tempo, os vascaínos se restringiram a atuar somente neutralizando os lances ofensivos do adversário. Sérgio Soares ainda tentou dar sangue novo ao ataque, trocando Maikon Leite por Thiago. Mas, como a bola não chegava na frente, ele preferiu mesmo usar nos cruzamentos para a área - primeiro, trocando o volante Deivid pelo lateral-direita Wagner Diniz, e, nos últimos minutos, tirando o lateral-direita Élder Granja para colocar em campo o atacante Marcelo.

As duas chances vieram mesmo com o zagueiro Rodolpho, que apareceu com destaque na frente atleticana, e quase marcou tanto num belo chute defendido por Fernando Prass e quanto numa cabeçada que passou perto do travessão. Acácio decidiu trocar o exausto Éder Luís pelo atacante Nunes. Por ser um jogador de área, o camisa 9 vascaíno evitou que Rodolpho continuasse a avançar com perigo. Coube ao centroavante Nieto sacramentar o empate em 0 a 0. Num cruzamento de Paulo Baier, o jogador, livre de marcação, cabeceou para fora.

Ao fim da partida, as perdas não ficaram apenas nos dois pontos que escaparam para as equipes. O Atlético Paranaense novamente desperdiçou a oportunidade de chegar ao quarto lugar do Campeonato Brasileiro - beneficiado pela derrota do Internacional, por 1 a 0 para o Ceará, no Castelão. O rubro-negro ainda fica à espera de que a Confederação Brasileira de Futebol consiga que a Conmembol abra novamente a quarta vaga do Brasileirão para um clube brasileiro. Assim, fica mais perto o sonho de chegar à Taça Libertadores da América em 2011.

Embora o empate fora de casa (no contexto da pressão que sofreu da torcida e do time atleticano) não seja mau resultado, o Vasco caiu uma posição, em virtude da vitória por 2 a 0 do São Paulo sobre o Vitória da Bahia. Sem contar que, por chegar a seu décimo-terceiro empate na competição, há algum tempo empatar não tem sido um resultado tão relevante para a equipe vascaína. O que comprova que as perdas para o Departamento Médico têm contribuído para gerar tantos danos em sua campanha no Campeonato Brasileiro.

*****

ATLÉTICO PARANAENSE 0 x 0 VASCO

Local: Arena da Baixada (Curitiba / PR)

Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP-FIFA) / Auxiliares: Ednilson Corona (SP-FIFA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP-FIFA)

Cartões amarelos: Paulo Baier (Atlético/PR), Fagner e Éder Luís (Vasco).

ATLÉTICO PARANAENSE - João Carlos, Elder Granja (Marcelo 42'/2ºT), Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Deivid (Wagner Diniz 34'/2ºT), Chico, Paulo Baier e González; Maikon Leite (Thiago 26'/2ºT) e Nieto. Técnico: Sérgio Soares.

VASCO - Fernando Prass, Fagner, Dedé, Cesinha e Max (Ernani 24'/1ºT)); Rafael Carioca, Jumar, Fellipe Bastos e Zé Roberto; Éder Luis (Nunes 39'/2ºT) e Rafael Coelho (Allan 11'/2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão.

Nenhum comentário: