domingo, 17 de outubro de 2010

Partida dos sonhos



Análise de jogo: Atlético Goianiense 2 x 0 Vasco (16h, Serra Dourada)

Não, o jogo entre Atlético Goianiense e Vasco não pode ser designado como "partida dos sonhos" pela qualidade técnica das equipes. No duelo entre goianos e cariocas, a vitória havia se tornado fundamental para os dois times continuarem a sonhar com os seus respectivos objetivos no Campeonato Brasileiro.

Na zona de rebaixamento desde a quarta rodada, o Atlético Goianiense se reestruturou sob o comando de René Simões e foi ganhando posições na classificação. Após o período "pré-Copa do Mundo" não apresentar nenhuma boa perspectiva para o Vasco, a chegada do treinador Paulo César Gusmão e a vinda de reforços de bom nível técnico permitiram que a equipe deixasse de ver a Série B como um perigo iminente. Os vascaínos passaram a almejar uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América.

Mas, tanto atleticanos quanto vascaínos mostraram no primeiro tempo os motivos pelos quais não têm uma situação melhor no Campeonato Brasileiro. O rubro-negro de Goiânia pressionava, mas continuava a ver seus jogadores de ataque desperdiçando oportunidades - o que comprova que o time de René Simões se ressente do poder de fogo do artilheiro Elias, afastado por contusão. Além da falta crônica de um atacante finalizador, o Vasco ainda sofreu com a má atuação de Éder Luís e Zé Roberto. Apesar da boa partida do lateral Carlinhos e do meia Felipe, a veloz dupla de ataque não conseguia usar sua correria para armar jogadas. Aos poucos, a equipe vascaína foi se resumindo a aceitar uma postura mais defensiva. A mesma postura que fez o time de São Januário ter tantos empates na competição.

Na volta para o segundo tempo, o Vasco (amparado por sua torcida, que era maioria no Serra Dourada) tomou a iniciativa de ataque, e teve boas oportunidades através de jogadas armadas por Felipe. Na primeira, o desfecho foi um cruzamento mal-sucedido de Irrazábal. Na segunda, um chute de Éder Luís para fora. Acácio - que comandou o time na partida, pois Paulo César Gusmão estava debilitado por um problema intestinal - decidiu tirar Fellipe Bastos para colocar em campo o jovem Allan. A intenção era mudar o panorama de dispersão que tomava conta dos jogadores vascaínos.

Só que tudo foi comprometido quatro minutos depois da substituição. O árbitro Márcio Chagas da Silva enxergou falta numa dividida de Carlinhos com o lateral-direita Adriano. O jogador vascaíno recebeu seu segundo cartão amarelo no jogo, e acabou expulso de campo. O Vasco até teve uma boa oportunidade com Éder Luís, mas as mudanças de René Simões (Marcão por Josiel e Rômulo por Renatinho) fizeram a equipe carioca começar a sentir a expulsão

O Atlético Goianiense deixou de lado a violência e passou a encontrar boas oportunidades - em especial no lado esquerdo, onde Allan atuava como um lateral-esquerda improvisado. De lá, veio um bom cruzamento de Adriano. A bola passou por toda a área e chegou a Josiel. Mas, com Fernando Prass batido, o atacante atleticano chutou mal, em cima do volante Jumar.

Por cansaço, o técnico Acácio se desfez da sua dupla de ataque, trocando Zé Roberto e Éder Luís por Jonathan e Nílson, respectivamente. Mas, àquela altura, com Allan jogando mais recuado, Felipe já estava sobrecarregado na armação, e o time não partia para frente. A nove minutos do fim, a vantagem numérica foi providencial para os atleticanos. Robston cruzou e Josiel desviou de cabeça para o gol. Fernando Prass fez uma grande defesa, mas a bola sobrou para Anaílson. Livre, o meia-atacante chutou a bola no fundo da rede. Atlético Goianiense 1 a 0. Logo em seguida, o autor do gol foi substituído por William.

O Vasco se lançou à frente, mas foi atrapalhado pela ausência de habilidade da nova dupla de ataque. Embora seja um jogador rápido, Jonathan tropeça muito na bola quando está jogando. Nílson, um centroavante fixo, permanecia isolado entre os zagueiros. Com isso, o time goiano chegava bem no contra-ataque. Aos 42 minutos, William desceu na direita e tocou para o meio da área. De frente para o gol, Juninho foi derrubado por Allan. Pênalti. O goleiro Márcio cobrou no meio do gol, garantindo a vitória por 2 a 0 do Atlético Goianiense.

Do sonho da vaga na Libertadores, o Vasco novamente acorda na realidade de suas limitações. Um time que em muitos momentos não teve gana de sair vitorioso nas partidas (em algumas delas por erros de Paulo César Gusmão), e que preferia evitar de qualquer maneira a derrota a se arriscar a vencer. De fato, não muito digno de um resultado positivo numa competição de pontos corridos. PC Gusmão agora tem um dilema. Como fazer sua equipe encontrar forças para superar a desilusão e enfrentar o tradicional rival Flamengo, que vem motivado por uma vitória por 3 a 0 sobre o Internacional? Beneficiado pelo tropeço do Avaí (que perdeu por 1 a 0 para o Atlético Mineiro na Arena do Jacaré), o Atlético Goianiense sai da zona de rebaixamento a oito rodadas do final do Campeonato Brasileiro. Para uma equipe que ficou por tanto tempo em último lugar na competição, ter forças para sair da zona da degola já é um grande pretexto para o time goiano sonhar mais alto. A permanência na Série A é o limite.

*****

ATLÉTICO GOIANIENSE 2 x 0 VASCO

Estádio: Serra Dourada (Goiânia / GO).

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS). Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e José Eduardo Calza (RS).

Gols: Anaílson, aos 36, e Márcio (de pênalti) aos 42 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Adriano, Rômulo, Daniel Marques, Gilson, Robston, Pituca e William (Atlético Goianiense), Carlinhos, Jumar e Allan (Vasco).

Expulsão:
Carlinhos (Vasco).

ATLÉTICO GOIANIENSE - Márcio, Adriano, Gilson, Daniel Marques e Thiago Feltri; Rômulo (Renatinho, aos 23'/2ºT), Pituca, Robston e Anaílson (William, aos 37'/2ºT); Juninho e Marcão (Josiel, 15'/2ºT). Técnico: Renê Simões.

VASCO - Fernando Prass, Irrazábal, Dedé, Cesinha e Carlinhos; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Allan, aos 13'/2ºT) e Felipe; Eder Luis (Nílson, 35'/2ºT) e Zé Roberto (Jonathan, aos 22'/2ºT). Técnico: Acácio.

*****

O tempo e o placar... apresenta o que houve de melhor e de pior na rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Por mais que o Internacional não tenha se revelado um adversário à altura, o FLAMENGO já apresenta um panorama muito melhor sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Um time mais organizado (principalmente em sua defesa) e com alguns jogadores que estavam abandonados - casos do zagueiro Wellinton e do meia Maldonado - com novo ânimo para atuar.

A FURADA

A modorrenta partida entre FLUMINENSE E BOTAFOGO decepcionou os que acreditavam que a chance de uma melhor colocação no Campeonato Brasileiro fosse um bom motivo pra que a bola rolasse com mais facilidade. O empate em 0 a 0 foi justíssimo para quem não se preocupou atacar e preferiu se acomodar na defesa.

*****

RESULTADOS - RODADA 30

Sábado

18h30

Atlético Paranaense 2 x 1 Goiás (Serra Dourada)
Flamengo 3 x 0 Internacional (Engenhão)

Domingo

16h

Guarani 0 x 0 Corínthians (Brinco de Ouro da Princesa)
Grêmio 2 x 1 Cruzeiro (Olímpico)
Atlético Mineiro 2 x 0 Avaí (Arena do Jacaré)
Atlético Goianiense 2 x 0 Vasco (Serra Dourada)

18h30

Fluminense 0 x 0 Botafogo (Engenhão)
Palmeiras 1 x 1 Ceará (Arena Barueri)
Vitória da Bahia 2 x 0 Grêmio Prudente (Barradão)
São Paulo 4 x 3 Santos (Morumbi)

Nenhum comentário: