quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O segundo raio?



No ano passado, o Fluminense chegou à reta final do Campeonato Brasileiro nas últimas colocações, com mais de 90% de probabilidade de cair para a Série B em 2010. Entretanto, numa arrancada sensacional, conseguiu se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Sem dúvida, graças à campanha que o tricolor das Laranjeiras fez na Copa Sul-Americana - competição na qual chegou à final, quando foi derrotada pela equipe equatoriana da LDU.

Na Sul-Americana deste ano, três dos quatro clubes brasileiros estão na zona de rebaixamento - Avaí, Atlético Mineiro e Goiás. E o esmeraldino goiano conseguiu ser uma grata surpresa em sua primeira disputa internacional no torneio. Após vencer por 1 a 0 no Serra Dourada, a derrota por 3 a 2 para o Peñarol no território uruguaio levou o time à fase seguinte, na qual vai jogar contra o vencedor de Avaí e Emelec, do Equador (a segunda partida será realizada amanhã).

A equipe goiana vem oscilando no Brasileirão, e mesmo nas partidas em que sai derrotada, demonstra bastante raça e disposição. Mesmo contexto do Fluminense em 2009. É bem verdade que, enquanto o tricolor carioca tinha nomes como Conca e Fred, hoje o Goiás tem jogadores de qualidade inferior a esta dupla, como Bernardo e Felipe. No entanto, com os resultados aparecendo na Copa Sul-Americana, certamente os jogadores ficarão mais estimulados para a reta final do Campeonato Brasileiro.

No novo contexto da competição nacional - em que a quarta vaga pode ser cedida ao vencedor da Sul-Americana - o torneio da América do Sul corre o risco de ganhar uma dimensão mais atípica aos olhos da lógica do futebol. Um frequentador constante do Z-4 corre o risco de desbancar uma das melhores equipes do Campeonato Brasileiro. Pelo visto, o futebol brasileiro vai ficar muito atento à possibilidade de tempestades em ambas as competições. Para que a chance de cair um segundo raio na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro seja afastada de vez.

Nenhum comentário: