sábado, 23 de outubro de 2010

Regionalismo em caráter nacional



Nos dias que antecedem um grande clássico regional, a rivalidade costuma ficar alheia ao contexto da competição que está em jogo durante os 90 minutos. Entretanto, o confronto entre Corínthians e Palmeiras amanhã é uma exceção a este panorama. A partida decidirá qual o perfil cada equipe encontrará nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Outrora líder do campeonato, o Corínthians vem passando por uma sequência negativa de jogos, e corre o risco de terminar a rodada fora do G-4 do Brasileirão. O triunfo sobre os palmeirenses não serve apenas para mostrar a supremacia atual no clássico. Os três pontos significam a oportunidade de chegar à vice-liderança (dependendo do desempenho do Fluminense na partida da Arena da Baixada, contra o Atlético Paranaense) e uma melhora na autoestima corintiana, tão combalida diante dos maus resultados. Além de "vingar" o resultado do primeiro turno (empate em 1 a 1 no Pacaembu), que fez o Timão perder a liderança para o Fluminense.

Enquanto o rival tenta evitar uma queda, o Palmeiras busca fôlego para conseguir uma ascensão suficiente para manter a possibilidade de chegar ao G-4. Um resultado positivo diante do Corínthians pode comprovar que, apesar do elenco limitado que hoje representa o time palmeirense, a equipe tem raça digna de ficar nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.

Em vez do "capítulo à parte" que é evidenciado nos duelos regionais do Brasileirão, Corínthians e Palmeiras querem fazer da soberania no "derby" paulistano um argumento suficiente para bons resultados na competição nacional. E São Paulo será apenas uma das paradas nesta estrada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: