terça-feira, 17 de março de 2009

Voa, canarinho, para longe do Brasil



No dia seguinte à boa estreia do filho com as três cores do Fluminense, "seu" Juarez, pai do atacante Fred, afirmou que este era o primeiro passo do jogador para vestir de novo a camisa da Seleção Brasileira. Entretanto, o atual panorama das convocações do treinador Dunga não é tão animador para os atletas que atuam no Brasil.

Na convocação para as próximas duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo (contra Equador e Peru), somente o zagueiro Miranda, do São Paulo, e o lateral Kléber, do Internacional, atuam em território nacional. Dos demais 20 jogadores, 10 atuam na Itália, três no futebol da Espanha, três na Inglaterra, dois na Alemanha, um na Grécia e um em Portugal.

Além da total falta de identificação que a Seleção outrora tinha (e fazia com que os torcedores de clubes tivessem uma "rixa" sadia para ver qual o jogador de determinado time se saía melhor no futebol canarinho), agora o futebol brasileiro parece cada vez mais desacreditado. A impressão que dá é de que Dunga e a CBF só têm olhos para acompanhar torneios do resto do mundo, se esquecendo que nos clubes brasileiros também é jogado um bom futebol.

A convocação (a lista completa está no final desta crônica) traz situações um tanto quanto curiosas. Mais uma vez, Dunga convocou Kaká - mesmo ele estando contundido, o que provavelmente deva dar dor de cabeça ao treinador, que precisará mais uma vez convocar um jogador às pressas. Ronaldinho Gaúcho há muito tempo não vem tendo boas atuações pelo Milan. Por que deixá-lo sempre entre os 22 escolhidos para representar o Brasil?

Da Seleção Brasileira foram preteridos outros nomes que atuam (e bem) em terras brasileiras. Em vez de dar chance, no meio-de-campo, ao cruzeirense Ramires e ao são-paulino Hernanes, por exemplo, o comandante da Seleção Brasileira persiste nos nomes de Gilberto Silva - que há algum tempo não vem repetindo boas atuações pelo Brasil - e de Josué. Outra convocação esdrúxula no meio é o nome de Felipe Melo, que, segundo dizem as más línguas, só foi convocado para atuar pelo Brasil porque estava prestes a conseguir se naturalizar italiano.

É por causa de situações como estas que, além de boas quantias de dinheiro e possibilidade de um melhor padrão de vida, os jogadores brasileiros tentam sair do Brasil na primeira oportunidade para o exterior. Foi o caso do atual companheiro de clube de Fred, o meia Thiago Neves. O atual camisa 10 tricolor atuou alguns meses no futebol alemão, mas depois de alguns jogos mal sucedidos lá fora, acabou retornando ao Fluminense. Numa declaração infeliz, Thiago declarou que "foi um retrocesso na carreira" o retorno ao clube que o revelou.

Infelizmente, a chance de um jogador "brasileiro de nascimento e de clube" alçar voos maiores na Seleção Brasileira parece cada vez menor na patota de Dunga. Para o treinador, o verso da canção ufanista "voa, canarinho, voa" foi levado a sério, a ponto de ele somente prestigiar atletas que desfilam seu futebol em outros países.

*****
CONVOCADOS

Equador x Brasil (29/3, em Quito) e Brasil x Peru (1/4, em Porto Alegre)

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão-ITA) e Doni (Roma-ITA)

Laterais: Maicon (Inter de Milão-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Kléber (Internacional) e Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique-ALE), Miranda (São Paulo), Thiago Silva (Milan-ITA) e Luisão (Benfica-POR)

Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Josué (Wolfsburg-ALE), Felipe Melo (Fiorentina-ITA) e Anderson (Manchester United-ING)

Meias:
Kaká (Milan-ITA), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA), Julio Baptista (Roma-ITA) e Elano (Manchester City-ING)

Atacantes: Robinho (Manchester City-ING), Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Alexandre Pato (Milan-ITA) e Adriano (Inter de Milão-ITA)

2 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Ando meio sem tempo, mas li este artigo e resolvi compartilhar contigo...

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-romario-volta-futebol-dirigente-america-17032009-5.html

Comentei aqui, mas nem esse pude ler ainda...

Vinícius Faustini disse...

Obrigado pelo artigo, Marcos. Esta notícia também apareceu hoje no jornal "O Globo". Bom, espero que o Romário ajude o América a voltar a figurar entre os times constantes do futebol carioca - pois, sem dúvida, sua história é melhor do que a de equipes como Cardoso Moreira e Boavista.

Não sei qual vai ser a conduta dele no "Diabo" carioca, mas a julgar pelo que fez no Vasco, provavelmente ele tentará impor sua vontade. Resta saber se isto será bom ou ruim para a equipe.

Abraços,

Vinícius Faustini