sábado, 28 de março de 2009

Convocação pelo nome



Às vésperas de mais dois jogos importantes válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, mais uma vez o Brasil não terá Kaká em campo. Mesmo contundido, a estrela do Milan foi chamada entre os 22 atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos dois jogos rumo à Copa de 2010.

A imprensa esportiva defendeu o técnico da Seleção, alegando que era uma forma de "enturmá-lo" à equipe, porque se trata de um dos intocáveis jogadores brasileiros. São poucos os jogadores que carregam tanto futebol, e o país necessita que ele esteja bem e unido com os demais atletas que vão representar o Brasil. Afinal, a Seleção é para jogar futebol ou para ter contatos sociais?

Ao que parece, Dunga permanece com critérios contraditórios ao convocar os jogadores do futebol brasileiro. O treinador abre espaço para testes com atletas que se destacam no futebol do exterior, mas insiste em convocar alguns nomes que visivelmente não estão em condições de jogo ou passam por maus momentos em campo - caso atual de Ronaldinho Gaúcho.

E, mesmo em sua contradição, a coerência continua num dado lamentável: o técnico permanece não tendo olhos para os jogadores do Brasil. Será que, realmente, o fato de ser bem sucedido em países como a Rússia, a Hungria, a Itália ou Alemanha faz com que o jogador seja tão superior aos que estão atuando em campos brasileiros?

Com isto, o Brasil da "Era do treinador Dunga" prossegue por mais dois jogos trazendo dois caminhos duvidosos para a Seleção Brasileira. De um lado, "estrangeiros" entram em campo com a camisa amarela. Do outro, o nome bem sucedido é sinônimo de convocação - e dá margem a situações esdrúxulas, como Kaká estar no Brasil, mas não poder jogar pelo Brasil. O sucesso ou insucesso da fórmula de Dunga, somente o tempo, ou melhor, os dois tempos dos dois jogos que virão na semana que vem, dirão.

*****

Postagem dedicada ao amigo e comentarista oficial de O tempo e o placar..., Marcos Fontelles, que trouxe a questão em uma (ótima) conversa que este pretenso cronista que vos escreve teve com ele pelo MSN. Muito obrigado pela ajuda de sempre, és praticamente um parceiro deste espaço. Há muito tempo já merecia um post em parceria.

Um comentário:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Salve Vinicius!!

Estava lendo e relembrando do papo pelo MSN... Valeu pela homenagem...

Olha, e não duvido nada se o Soneca, ops o Dunga, montar um time com Ronaldo e mais 10. Sendo que entre os 10 constarão nomes como Zico, Roberto Dianemite, Pelé, Gérson (o cara que melhor batia na bola).

Se for pra enturmar, o Dunga deveria matar uma galinha e chamar o Kaka pra almoçar na casa dele...

Seleção que antigamente era momento, hoje em dia é NOMEnto!!

Sem falar que ele perdeu uma oportunidade de testar outros jogadores, depois fica reclamando que não tem tempo...

Seleção brasielira tem vários bons jogadores, (continuo o texto na post sobre o jogo contra o Equador)