sexta-feira, 20 de março de 2009

O Imperador ruindo mais uma vez



Parece até cartilha. Mas todos os atuais destaques do futebol brasileiro vêm protagonizando altos e baixos em suas carreiras, em situações dentro e fora de campo. Depois de Ronaldo (que agora "recomeça" sua trajetória no Corínthians), agora é a vez do atacante Adriano chamar atenção por uma carreira tão acidentada.

Promessa no Flamengo, Adriano logo chamou a atenção dos italianos da Internazionale, e trocou os campos do Rio de Janeiro por Milão. Lá, recebeu o apelido de "Imperador" (em alusão ao imperador romano que tem o mesmo nome) e retribuiu o investimento a ele com gols e títulos.

Entretanto, o panorama de sua carreira mudou a partir de 2006 - veio o jejum de gols, e os acontecimentos fora dos gramados passaram a ter mais destaque do que suas atuações em campo. Alguns atribuem sua queda de qualidade ao falecimento do pai, outros à má campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O jogador ficou mais associado a farras e à indisciplina, fazendo com que a Inter o emprestasse ao São Paulo. E eis que, nos seis meses que vestiu a camisa do tricolor paulista em 2008, veio a redenção de Adriano: muitos gols e, embora a equipe tenha sido eliminada da Taça Libertadores da América, o atacante saiu festejado pela torcida.

O retorno à Inter de Milão e à Seleção Brasileira eram garantia da volta do bom futebol do "Imperador". Só que Adriano novamente voltaria a fazer parte das páginas esportivas por sua conduta extracampo. Outra vez o atacante se envolveu com noitadas, e deve ser punido pelos dirigentes italianos.

O caso de Adriano tende a ser mais um dentre os muitos jogadores que são talentosos mas se perdem pelo deslumbre com a fama e com a ideia de que, para sempre, receberão os holofotes da imprensa. Foi assim com grandes jogadores, como os recentes casos do lateral Eduardo, que jogou no Vasco e no Santos, e os meias Válber, ex-jogador dos quatro grandes do Rio de Janeiro e campeão da Taça Libertadores pelo São Paulo, e Beto, que atuou por Botafogo, Flamengo e, recentemente, defendeu o Vasco.

Nesta nova "baixa" de sua carreira, Adriano corre o risco de ser um "novo" Edmundo: craque aplaudido pela imprensa, mas com temperamento extracampo que pode comprometer suas atuações. É o "Imperador" ruindo mais uma vez.

*****

BOLA PRO MATO

Na página eletrônica Casaca, favorável a Eurico Miranda, sai a notícia de que a oposição impugnou ata que declarava que o atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite, teria mandato até 2011 - o ex-ditador afirma que o clube deve ter novas eleições em 2009, pois Roberto só "está cumprindo" o restante do mandato iniciado em 2006. No jornal Extra, sai uma nota dizendo que uma "fonte" em São Januário afirma que Roberto Dinamite manifestou entre amigos interesse em renunciar à presidência do Vasco. Tudo isto a dois dias de um clássico diante do Flamengo. Eurico Miranda precisa fazer algo mais explícito do que isto para que todos, enfim, percebam que ele não quer o bem do Vasco?

7 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Não gosto de julgar ninguém, mas acho que o perfil do Adriano sempre foi este. Acho que tudo que ele vem fazendo, sempre fez, porém como estava fazendo gols, ganhando jogos, nada aparecia...

Será uma pena o Dinamite se afastar do vasco.

Futebol não pode ser visto apenas com vitórias... Precisamos aprender a perder. Torcedor do Flamengo por exemplo, quer reclamar dos jogadores chamando-os de mercenários... Se eu fosse jogador do Mengão, nem entrava em campo (quem trabalha de graça é escravo) e outra, quando os torcedores brigam nos estadios, pq os jogadores nao podem protestar?

Rio Futebol disse...

Concordo com o Marcos. O perfil do Adriano sempre foi este, porém, ele sabe jogar futebol. O grande problema é que entre jogar e balada, ele, agora com milhões e milhões na conta, prefere a segunda opção. Jogar pra que, não é verdade"?

Quanto ao Dinamite sair do Vasco, não creio que isso vá se concretizar. Acredito que isso seja pura especulação.

Rio Futebol disse...

Ah sim, não posso deixar de dizer. Coloquei um link para o Tempo e o Placar no Rio Futebol.
Peço até desculpas por não ter feito isso antes.
Abraços

Vinícius Faustini disse...

Amigos,

bom, espero não ter passado a impressão de que estou julgando o Adriano. Só apontei que mais uma vez o Imperador foi associado a farras e noitadas, e na consequência que creio que possa ter para sua carreira.

Pelo que vocês citaram, acho que este justamente é o ponto. Se o comportamento de fora do campo não atrapalha as atuações dele em campo, ninguém tem nada a ver com isso. Mas se ele se arrasta em campo e não rende (não digo só em vitórias, mas, sei lá, pelo menos batalhar em campo), aí fica difícil. Não sei se esclareci meu ponto de vista.

Marcos, concordo com o que você disse com relação a jogadores (e acho que o que você citou não serve só em relação ao Flamengo, na parte sobre salários atrasados, há muitos clubes brasileiros assim). Se for chamar de "mercenário", o jogador tem direito de chamar também o torcedor que só aparece quando o time ganha - conheço muitos assim, e de vários clubes - de "mercenário".

Obrigado ao Rio Futebol pelo prestígio. Sempre que quiserem, fiquem à vontade pra comentar. É muito bom receber a parceria de vocês

Abraços,

Vinícius Faustini

Rafael Zito disse...

Olá Vinicius,

O Adriano se perdeu na carreira e estah enfrentando dificuldades pra achar o rumo certo. Futebol todos sabem q ele tem, tah faltando eh cabeça msm.

gostaria de aproveitar pra convida-lo a debater conosco do blog jornalismo esportivo sobre um tema mto falado nessa semana.

Neste final de semana, o Blog Jornalismo Esportivo traz uma discussão sobre um tema que agitou a semana. O Governo Federal lançou um pacote de medidas que visa modernizar o futebol brasileiro e o item que tem causado mais discórdia é a criação da "Carteirinha do Torcedor", sendo que, nenhuma pessoa poderá entrar nos estádios sem ela.

www.esportejornalismo.blogspot.com

Marcos Fontelles de Lima disse...

Vinicius,

Não achei que vc julgou o Adriano não. Como te expliquei por e-mail, apenas fiz uma introdução, até pq eu mesmo falei do cara.

Hoje fui ao treino do Mengão. Absurdo: O Toró saiu do treino e ficou do meu lado falando com uns carinhas lá sobre um show não sei onde de não sei que banda... Fiquei indignado... Na hora de trabalhar, não pode perder a concentração assim... Vespera de clássico...

Aproveitei para trocar umas figurinhas com o Andrade, pois o Flamengo vai "pegar" o remo dia 08 de abril pela copa do Brasil. O filho do Cuca já esta lá em Belém...

"Há braços"

Marcos Fontelles de Lima disse...

Ah!! eu sou a favor da idéia da carteirinha do torcedor. Sou contra a violência e contra os violentos... Tudo que seja a favor para inibir esses MINERAIS (não podem ser nem animais, nem vegetais esses brigões) eu sou a favor!

"Há braços"