domingo, 15 de março de 2009

Fred estreia no Fluminense fazendo o que sabe: gols




O Macaé bem que tentou estragar, mas a festa da tarde do Maracanã foi mesmo do Fluminense. Em sua estreia no ataque tricolor, Fred marcou duas vezes e ajudou a equipe a vencer, de virada, por 3 a 1 o Macaé - o outro gol foi marcado por Thiago Neves, e Wallacer, no primeiro tempo, fez o gol macaense. Com a vitória, o Fluminense chega aos mesmos nove pontos do Vasco na Taça Rio. No entanto, o tricolor perde a primeira colocação no grupo para a equipe vascaína (que venceu o Boavista por 1 a 0 em Bacaxá, com gol de Fernando) no critério de saldo de gols.

A primeira boa oportunidade veio aos três minutos de jogo - um cruzamento de Conca que parou nas mãos de Darci. No minuto seguinte, veio o primeiro momento do estreante Fred tocar na bola. Ele recebeu na intermediária, mas, bem marcado por três jogadores do Macaé, não conseguiu dominar a bola. Aos seis, Fred tabelou com Thiago Neves, mas o camisa 10 errou o passe que iria para Everton Santos. Os camisas 9 e 10 do Fluminense continuavam investindo nas tabelas pelo meio, mas não tinham sucesso.

Na primeira jogada tricolor pela direita, após rebatida da zaga do time interiorano, a bola sobrou para o chute de Wellington Monteiro, por cima do gol, aos oito. O Fluminense investia em cruzamentos para a área, pela esquerda com Conca e pela direita com Mariano, mas todos paravam nos zagueiros do Macaé. Como a cobrança de escanteio de Thiago Neves aos 11, na qual a tentativa de voleio de Fred foi interrompida por uma cabeçada para escanteio. Dois minutos depois, o camisa 10 tricolor cruzou, mas a bola parou em outro Fred - no camisa 2 do Macaé, que evitou que seu xará balançasse as redes. A primeira tentativa de ataque do time interiorano veio na jogada seguinte: um chute de Osmar neutralizado pela zaga tricolor.

Aos 16, enfim a primeira jogada a empolgar a torcida do Fluminense. Conca driblou um lateral e tocou para Leandro. O camisa 6 cruzou para Fred, e, na rebatida da zaga, Everton Santos mandou a bomba, mas a bola foi desviada.

Só que na festa da estreia de Fred, o Macaé estava disposto a roubar a cena. Bill recebeu a bola e cruzou para a grande área. Wallacer subiu mais do que os zagueiros tricolores e cabeceou. Fernando Henrique ainda tocou na bola, mas ela foi para o fundo das redes. Macaé 1 a 0, aos 19 minutos, no Maracanã.

Com o placar desfavorável, o Fluminense tentava investir na triangulação entre o lateral-esquerda Leandro e os meias Conca e Thiago Neves, mas sempre sem sucesso. Novamente, foi pela direita que o tricolor chegou mais perto do gol. Aos 27, na sobra de uma cobrança de falta, Conca cruzou para a área. Dividindo a bola com dois zagueiros, Everton Santos tentou o chute, mas foi travado na última hora por André Gomes.

Dois minutos depois, o zagueiro Edcarlos tentou uma jogada individual na área adversária, mas adiantou demais na finalização. Aos 32, duas chances consecutivas perdidas pelo Fluminense. Na primeira, cobrança de falta de Thiago Neves que desviou no pé de Everton Santos e, com dificuldade, Darci espalmou para escanteio. Na outra, o camisa 10 tentou de fora da área, mas o chute saiu fraco.

O Macaé pouco atacava, mas em sua segunda investida trouxe novamente perigo. Aos 36 minutos, depois de uma cobrança de falta de Glauber, o goleiro Fernando Henrique falhou na dividida com Wallacer, só que a bola foi facilmente dominada pela zaga do Fluminense, pois não tinha nenhum jogador da equipe interiorana do outro lado.

A cinco minutos do fim, novamente Thiago Neves perdeu chances do empate do Fluminense. Aos 41, Mariano conseguiu pela primeira vez acertar um cruzamento. O camisa 10 cabeceou livre, mas Darci conseguiu encaixar. Aos 42, Thiago ficou sozinho na pequena área, mas seu chute rasteiro resvalou no goleiro e foi para escanteio.

Nos acréscimos, depois de uma jogada ensaiada na cobrança de falta, Fred deu seu primeiro chute frontal ao gol. A bola desviou na zaga e foi para fora, mas em vez de escanteio, o árbitro preferiu encerrar o primeiro tempo. O time saiu de campo sob vaias, e Carlos Alberto Parreira saiu com a certeza de que teria de mexer em sua equipe para que a festa da estreia de Fred não sofresse estragos.

Parreira já trouxe o Fluminense com uma modificação para o segundo tempo: saiu Romeu para a entrada de Leandro Bomfim. Desde o primeiro minuto, o time pressionou o Macaé, sempre em lançamentos para a área. Aos quatro minutos, Conca entrou na grande área, mas errou na hora do time.

Se os homens de frente não finalizavam, veio dos pés da defesa o primeiro chute tricolor no segundo tempo. Aos cinco, após a rebatida do Macaé, Mariano deu um chutão, que passou por cima do gol de Darci. Dois minutos depois, o Fluminense teve mais uma ajuda para melhorar sua atuação na tarde do Maracanã. Depois de duas faltas infantis consecutivas (uma em Conca e outra em Wellington Monteiro), André Gomes recebeu o cartão amarelo e, em seguida, o vermelho, prejudicando o Macaé.

A zaga macaense se salvava como podia, dando chutões para fora da área ou para escanteio, e recorrendo a faltas para evitar que a melhor qualidade do Fluminense fizesse a diferença. O tricolor levava perigo nas cobranças de falta de Thiago Neves e Leandro Bomfim. Aos 13, no escanteio que veio depois de cobrança de falta, Conca pediu pênalti de jogador do Macaé, mas o árbitro interpretou que o toque foi involuntário.

Com 15 minutos de segunda etapa, Leandro lançou para a área, e Thiago Neves cabeceou livre, para uma defesa milagrosa de Darci. No rebote, Fred tirou a bola das mãos do goleiro, mas machucou as mãos do camisa 1 do Macaé e levou cartão amarelo pela falta (primeiro do time das Laranjeiras no jogo - além de André Gomes, que foi expulso, o goleiro Darci e o zagueiro Otávio também receberam advertência de Antônio Schneider).

Aos 20, Parreira fez duas alterações ao mesmo tempo, na tentativa de tornar a equipe ainda mais ofensiva. Saíram os laterais Mariano e Leandro para as entradas do atacante Maicon e de Marquinho, respectivamente. Dois minutos depois, o tricolor desperdiçou mais uma oportunidade de empate: Leandro Bomfim encontrou Thiago Neves livre na esquerda. O meia chutou e Darci segurou com dificuldade.

No minuto seguinte, a insistência tricolor foi premiada. E com direito a gol do estreante da tarde do Maracanã. Conca cobrou falta na direita, e Fred, de cabeça, desviou para o fundo das redes. O camisa 9 continua com sua "tradição" de deixar sua marca nas partidas de estreia - ele fez gol em seu primeiro jogo pelo América Mineiro, pelo Cruzeiro, pelo Lyon e pela Seleção Brasileira. E, para felicidade da torcida tricolor, não foi desta vez que quebrou o tabu.

Com a igualdade no placar e a superioridade numérica de jogadores, o Fluminense aumentou a pressão. Por duas vezes (uma com o pé e outra de cabeça), Fred teve chance de virar a partida. Temendo a virada tricolor, Dário Lourenço fez duas alterações: Glauber e Osmar deram deu lugar a Steve e Magno, respectivamente. Totalmente recuada, a equipe macaense só voltou ao ataque aos 30 minutos. Wallacer se livrou de Luiz Alberto, mas o chute saiu nas mãos de Fernando Henrique.

Mas, no contra-ataque, o esquema defensivo do Macaé foi por água abaixo. Conca lançou Everton Santos na direita, e o atacante acertou um chutaço no travessão. No rebote, com goleiro batido, Thiago Neves emendou de primeira: Fluminense 2 a 1, com aos 31.

Três minutos depois, Dario Lourenço fez sua última alteração: Wallacer, o autor do gol do Macaé, saiu para a entrada de Éverton. Com o domínio total da partida, o Fluminense passou a tocar a bola com mais tranquilidade, e só voltou a chutar aos 40 minutos, em cobrança de falta de Thiago Neves que passou por cima do gol.

Só que ainda havia espaço para mais festa da torcida tricolor. Aos 42, um cruzamento de Everton Santos encontrou Fred livre na área. O jogador dominou no peito e, com tranquilidade, fez 3 a 1 para o Fluminense.

As vaias do fim da primeira etapa se transformaram em aplausos no fim da partida. Aplausos para Fred, que em sua primeira partida com as três cores do Fluminense já mostrou seu poder de fogo. E, em especial, para Carlos Alberto Parreira, que deixou de lado a fama de retranqueiro colocando o Fluminense para frente em busca da vitória.

*****

FLUMINENSE 3x1 MACAÉ

Local: Maracanã

Árbitro: Antônio Schneider.

Gols: Wallacer, aos 19 minutos do primeiro tempo, Fred aos 23, Thiago Neves aos 31 e Fred aos 42 minutos do segundo tempo.

Público: 25.841 torcedores.

Cartão amarelo: André Gomes, Otávio e Darci (Macaé), Fred, Luiz Alberto e Maicon (Fluminense).

Expulsão: André Gomes (Macaé).

FLUMINENSE - Fernando Henrique, Mariano (Maicon), Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro (Marquinho); Wellington Monteiro, Romeu (Leandro Bomfim), Conca e Thiago Neves; Fred e Everton Santos. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

MACAÉ - Darci, Fred, Hélton, Otávio e Bill; Léo Gonçalves, André Gomes, Wallacer (Éverton) e Glauber (Steve); Maciel e Osmar (Magno). Técnico: Dario Lourenço.

Um comentário:

Pachá disse...

Que jogaço!
Maracanã sem geral e sem cerveja só tendo bons motivos para ir. Os tricolores têm. Fred, Parreira, Thiago Neves, Fernando Henrique, Conca, Luis Alberto, Edcarlos...

Abração e parabéns pelo blog.