quarta-feira, 25 de março de 2009

Evolução rumo às vitórias



O recente fim de semana do futebol brasileiro mostrou que duas equipes que passaram por momentos negativos dentro das quatro linhas, aos poucos apresentam dentro de campo suas reestruturações. É bem verdade que as partidas eram válidas somente por uma rodada dos campeonatos estaduais que elas disputam, mas vitórias contra equipes de grande expressão sinalizam que o caminho do trabalho pode estar certo.

A vitória por 1 a 0 do Corínthians diante do Santos deu ao técnico Mano Menezes a certeza de que a equipe está equilibrada, e os resultados diante de times de ponta do Campeonato Paulista são considerados como os "pilares da evolução". Nos empates contra São Paulo e Palmeiras (ambos pelo placar de 1 a 1), Mano valorizou a maturidade dos jogadores, que conseguiram se livrar de adversidades para evitar a derrota - contra o tricolor paulista, o Timão conseguiu arrancar o empate mesmo com um jogador a menos, e diante do alviverde, o empate veio aos 48 minutos do segundo tempo, num gol de cabeça marcado por Ronaldo.

Vivendo uma fase de recomeço após jogar a Segunda Divisão em 2008, o Corínthians tenta fazer um bom Campeonato Paulista para enxergar boas perspectivas na sua volta à Série A em 2009. E, segundo o treinador corintiano, o jogo contra o Santos foi crucial para comprovar, com os três pontos da vitória, que a equipe pode dar novas alegrias ao "bando de loucos" da Fiel.



Depois de fazer em 2008 o caminho inverso ao do Corínthians, o Vasco vem passando pela mesma reestruturação em seu futebol. Além da mudança em sua presidência, o ano de 2009 apresentou uma equipe formada por vários "desconhecidos" da imprensa esportiva, que tornaram o time de São Januário um mero "azarão" no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

No entanto, aos poucos a equipe foi se ajeitando, em especial pelo trabalho sério e a longo prazo realizado por seu técnico, Dorival Júnior. Outro fator importantíssimo para a evolução do clube salta aos olhos dos vascaínos. Se, no ano passado, os torcedores acompanharam um time capitaneado por um jogador capaz de semear discórdia (o ex-camisa 10, Edmundo), hoje o Vasco apresenta um futebol com bastante união. Nota-se que em cada gol da equipe, todos os jogadores comemoram.

O segundo gol vascaíno sobre o Flamengo anteontem também traz a marca de uma equipe que tem o objetivo em comum de reerguer o clube. Ao iniciar a jogada na direita, o atacante Rodrigo Pimpão ouviu Dorival Júnior gritar que tinha um jogador livre do outro lado. Em vez de tentar fazer tudo sozinho, Pimpão lançou Jéferson, que colocou a bola no fundo das redes flamenguistas.

Os 2 a 0 contra os rubro-negros foram mais uma boa ajuda para o Vasco seguir sua trajetória na importante tentativa de fazer com que o time volte para a Primeira Divisão do futebol brasileiro. Ao lado do empate em 0 a 0 contra o Fluminense (no qual revelou uma defesa sólida, na qual, com um jogador a menos, aguentou a pressão tricolor) e da goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo (aclamado como a mais bem arrumada equipe carioca), o bom resultado de domingo foi mais um "pilar da evolução" cruzmaltina.

Naturalmente, tanto Mano Menezes quanto Dorival Júnior sabem que os campeonatos estaduais não são parâmetro para dizer que os bons resultados se repetirão nos torneios nacionais (a história comprova isto, em especial no desempenho dos times cariocas em campeonatos brasileiros a partir da metade da década de 1990). Mas a presente evolução de Corínthians e Vasco já é um importante passo rumo às vitórias, depois de tantas derrotas dentro e fora de campo pelas quais estas equipes passaram.

*****

BOLA PRO MATO

Pela terceira vez consecutiva, ontem o Fluminense começou uma partida em desvantagem e virou para 3 a 1. Com isto, muitos estão afirmando que o tricolor carioca é o novo "time da virada". No entanto, não pode ser considerado um mérito tão grande a equipe começar perdendo seus jogos diante de Macaé, Bangu e, no jogo de ontem, diante do Friburguense. Carlos Alberto Parreira tem de cobrar mais atenção de seus jogadores, para o time não precisar passar mais por sustos como os das últimas partidas.

Um comentário:

Sabrina Machado disse...

O Corinthians tem um bom elenco, Vinícius, e é um dos fortes candidatos ao título. Parece que o Mano tem o time nas mãos.

Quanto ao Vasco, eu espero que volte para o lugar de onde não deveria ter saído. Vale lembrar que o time só perdeu um jogo no Carioca...