terça-feira, 10 de março de 2009

Bom futebol fica pra semana



Já faz muito tempo que o futebol brasileiro é o único a prever em seu calendário a realização de campeonatos estaduais. Alguns analistas esportivos costumam dizer que esta prática é sadia, porque é a única chance da valorização das equipes "pequenas", pois muitas delas ficam sem funcionar durante a disputa do Campeonato Brasileiro (em especial depois da "fórmula" de pontos corridos, que prevê que as 20 equipes de cada divisão joguem em turno e returno, durante sete meses).

Entretanto, neste ano de 2009, a Federação do Estado do Rio de Janeiro abusou da "boa intenção" em prestigiar os clubes de menor expressão e comprometeu uma tradição carioca. Conforme apontou em sua coluna no Jogo Extra (caderno de esportes do jornal Extra) de hoje, o cronista Eraldo Leite apontou o panorama da tabela do Estadual: com os jogos do próximo sábado e do próximo domingo, serão dois finais de semana com os quatro "grandes" entrando em campo contra os "pequenos", mas na rodada de meio de semana, está prevista a realização de um clássico entre Botafogo e Vasco. "Gênios!", encerra, de maneira irônica, o jornalista.

A "genialidade" só não foi maior graças ao regulamento do Campeonato Carioca. Quando foram anunciadas as datas da tabela da Taça Rio, a Federação anunciou que o clássico da próxima quinta-feira iria acontecer no Engenhão (afinal, o mando de campo é do Botafogo). A entidade teve de voltar atrás ao ler o próprio regulamento, que previa que partidas entre os grandes "devem acontecer no Maracanã".

Um alento a decisão do jogo ser no palco do Estádio Mário Filho, para compensar o descaso com o qual acontecerá o jogo entre Botafogo e Vasco depois de amanhã. A partida acontecerá às 19h30 - horário ingrato para o torcedor que sai do trabalho e também para os rádios, que não podem transmitir pelo menos a primeira meia hora do jogo, por causa da exibição de segunda a sexta do programa A voz do Brasil. Quinta-feira é dia de semana, e os bares do Rio de Janeiro provavelmente não estejam tão cheios quanto nos domingos nos quais os torcedores se reunem para assistir à transmissão dos canais pagos que cobram para o torcedor acompanhar o clássico pela televisão.

O Botafogo foi o campeão da Taça Guanabara e já está com sua vaga assegurada na final do Campeonato Estadual de 2009. Mas, mesmo com a finalíssima acontecendo somente a partir do fim de abril, o Campeonato Carioca já tem os seus derrotados: os torcedores, que têm de se sujeitar à má organização da FERJ e se acostumarem com a ideia de que o bom futebol fica pra semana.

2 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Salve Vinicius... Tudo isso tem um culpado: Globo! Ou será que tem outra justificativa...

Ah! Falando em tabela, saiu a tabela do campeonato Brasileiro,assinada pelo sr Virgílio Elísio da Costa Neto, que é Diretor de Competições, porém eu desafio vc ou alguém encontrar o jogo entre Fluminense X Corinthians no Rio de Janeiro... Será que o Fenomeno, não vai enfrentar o Flu no Maraca? hahaha

"Há braços"

Vinícius Faustini disse...

Concordo que seja a Globo, Marcos. E em especial depois da maldita inclusão do "canal pago", que pegou todos os clássicos e proibiu a transmissão deles para a TV aberta. Não percebem que daria bem mais audiência do que o maldito canal pago.

Rapaz, baixei a tabela e não achei o Fluminense e Corínthians não. Lapso, hein?...hahaahahahah

Abraços,

Vinícius Faustini