segunda-feira, 9 de março de 2009

Balança, mas não cai



Este pretenso cronista esportivo que vos escreve mais do que nunca adquiriu uma crença a partir de ontem: o atacante RONALDO lê as linhas descritas aqui em O tempo e o placar..., só pode ser isto. Cerca de uma semana depois da publicação da crônica Ronaldo e a supervalorização de um nome, o jogador não só estreou pelo Corínthians contra o Itumbiara, em Goiás, como em sua segunda partida marcou o primeiro gol depois de um ano parado. E justamente em um clássico diante do Palmeiras, garantindo um empate aos 48 minutos da segunda etapa. Com um dado que torna mais curioso este novo episódio do futebol: o gol veio de cabeça, tipo de lance no qual raramente Ronaldo consegue colocar a bola para o fundo das redes.

Mesmo visivelmente acima do peso, Ronaldo parece ter conseguido, com seus dribles, passar por cima das noitadas e dos escândalos recentes para caminhar uma nova fase em sua carreira. Por se tratar de um craque, o atacante tem chance de conseguir novas façanhas, não só para seu vasto currículo como jogador como também nos times pelos quais for passar no restante de sua carreira.

Sim, ótimo, os dois primeiros parágrafos já definiram e aplaudiram o primeiro grande passo do reencontro de Ronaldo com os gramados. No entanto, os holofotes da imprensa brasileira têm de ficar atentos com outras situações.

A expectativa em torno de Ronaldo e do primeiro momento no qual balançaria as redes já ficaram para trás. Deixado de lado este obstáculo, o jogador agora tem de trabalhar para, pelo menos, chegar perto de sua forma física do ano de 2002. Esta guinada não vai acontecer de uma hora para a outra, assim como não é garantido que, por conta do gol feito contra o Palmeiras no empate em 1 a 1 na partida de Presidente Prudente, ele faça um caminhão de gols nos próximos jogos do Campeonato Paulista. Nisto, vai contar também o pulso firme do técnico Mano Menezes: por mais que o futebol de Souza seja bastante inferior ao do camisa 9, o atual titular ainda deverá começar em campo algumas partidas. Naturalmente, Ronaldo ganhará a sua posição, tanto por méritos próprios quanto por deméritos de Souza - que, como apontou muito bem o cronista Fernando Calazans, do jornal O Globo, "é o tipo de jogador que quando não balança as redes é o pior da partida".

Em um país no qual a torcida é impaciente por bons resultados imediatos, o "bando de loucos" do Corínthians não pode fazer a loucura entrar em campo a ponto de "queimar" o bom futebol que, sim, Ronaldo tem. A marchinha de carnaval que diz "Doutor, eu não me engano, meu coração é corintiano" ainda tem grandes chances de ver o futebol do atacante chegar pelo menos perto do tempo em que ele recebia da imprensa a designação de Fenômeno.

Depois de derrotar as graves contusões e as graves confusões de sua vida, agora Ronaldo vai em busca de derrotar a balança. Para mostrar que sua carreira como jogador balança, mas não cai.

*****

BOLA PRO MATO

O segundo turno do Campeonato Estadual começou com estreias bem sucedidas no placar de todos os times "grandes" do Rio de Janeiro. Entretanto, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo conseguiram seus resultados somente porque os adversários pareciam não ter interesse em fazer frente às suas equipes. Em algumas rodadas, parece que o Campeonato Estadual virou uma pré-temporada com jogos oficiais, na qual alguns "nanicos" só entram em campo para afagar o ego dos "grandes" e fazer com que eles achem que podem fazer frente aos demais times do país. Será preciso um "azarão" como o Resende aparecer também na Taça Rio para o quadrado carioca acordar?

2 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Eu como Flamenguista e me sentindo traido pela ida dele para o Coringa... Vibrei!! não tem jeito!!

Vinícius Faustini disse...

É verdade, Marcos, no fim das contas a gente sempre torce pelo bom futebol. Igual à situação deste vascaíno que vos escreve na época em que o Romário jogava pelo Flamengo.

Abraços,

Vinícius Faustini