quarta-feira, 11 de março de 2009

Aos antigos vencedores, os tomates!




Em Quincas Borba, Machado de Assis entregou ao personagem Rubião a seguinte frase: "ao vencedor, as batatas". Era uma forma do autor "aconselhar" que quem vencera uma guerra, deveria desfrutar todo o sabor dela. Um século depois do falecimento de Machado, o ponto de vista da glória no futebol brasileiro foi sensivelmente deturpado: os eternos vencedores que permearam sua carreira com grandes e justas vitórias, hoje recebem tomates da própria torcida e até mesmo dos jogadores que atualmente defendem as cores dos times pelos quais se consagraram.

Ontem foi a vez de mais um ultraje ocorrido com ex-ídolo de um clube. Revoltado com a "arbitragem" no rachão que acontecia entre os jogadores do Flamengo num treino, o goleiro Bruno ofendeu o atual auxiliar Andrade sem palavrões, mas com palavras que ferem a história do futebol brasileiro. O camisa 1 rubro-negro disse que ele "ganhou tudo como jogador, mas como técnico não ganhou nada".

Volante presente nas maiores conquistas do Flamengo (o Mundial Interclubes e a Taça Libertadores da América de 1981, além de quatro Campeonatos Brasileiros, sem contar o Campeonato Brasileiro que ganhou em 1989 pelo Vasco), Andrade viu sua carreira como jogador desvalorizada em detrimento de uma hipotética carreira como técnico - que ele ainda não tem, pois trabalha sempre como auxiliar. O incidente foi relevado pelo ex-jogador, mas o desrespeito a um dos jogadores da história rubro-negra mostra como os atletas entram em campo buscando esquecer o passado de glórias de décadas anteriores para que a torcida "se acostume" ao futebol hesitante jogado atualmente. Bruno é o exemplo de um bom goleiro que poderia se consagrar na Seleção Brasileira se tivesse um mínimo de humildade dentro e fora de campo.

Já no arquirrival do rubro-negro no Rio de Janeiro, o desrespeito com a história do clube vem das arquibancadas. Após conseguir, com muito custo, retirar do Vasco da Gama o câncer da ditadura de Eurico Miranda, o ex-jogador Roberto Dinamite agora é alvo de torcedores que esquecem (ou fingem esquecer) o passado recente do clube. Eles culpam Roberto pelo rombo financeiro existente em São Januário e, em especial, pela queda do Vasco para a Segunda Divisão do futebol brasileiro ao final do ano passado.

Com duas décadas de bom futebol prestadas ao Vasco, clube que defendeu em 1.110 partidas e pelo qual marcou 708 gols na carreira, hoje Roberto é questionado até como ídolo do clube. Alguns torcedores usam até a artimanha de "recordar" que O ex-jogador teria revelado que quando era menino torcia para o Botafogo, na intenção de ridicularizá-lo e enaltecer o "vascaíno" ex-presidente Eurico Miranda. Na tentativa de salvar o time pelo qual consagrou sua carreira, Roberto expôs até sua credibilidade, e agora vê seu comando na caravela cruzmaltina receber tentativas de sabotagem criadas por conselheiros que se insinuam torcedores do Vasco para colocar picuinhas políticas acima da paixão de um clube.

A Andrade e a Roberto Dinamite, que em campo foram sinônimo de glórias para os clubes pelos quais jogaram, hoje vem a inglória luta de conviver com o descaso de um país que tem memória curta - em especial no cenário esportivo, que a toda hora elege um novo vencedor. Aos antigos vencedores, sobram apenas os tomates atirados pela ignorância de "atuais" ídolos e de "falsos" torcedores.

4 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Concordo, mas...

Vinicius, vou fzr um rodeio, pra depois explicar o que eu não concordo.

Acho que o Andrade deveria ser respeitado pela idade, pelos titulos, e pelo simples fato de ser um ser humano. Porém, acho que o Andrade e qq idoso, ou qq pessoa deve respeitar toda e qq pessoa, até mendigo deve ser respeitado, até animais e plantas...

Vamos Lá: Vc não citou no seu texto que o recordista Andrade, iniciou a confusão ao perguntar para o grande goleiro do Flamengo (e péssima pessoa Bruno) quem ele era para questionar a arbitragem do Andrade!! Quem fala o que quer, ouve o que não quer!!

Acho tbm, que a imprensa pode ter colocado lenha na fogueira, ou no texto. Pois tudo isso aconteceu, mas poderia ter sido levado de letra...

O Bruno é um cara suspeito pra mim, desde aquele episódio com o Marcinho, em Minas Gerais, mas acho que o Andrade, profissionalmente, não pode tratar um empregado assim, principalmente, quando esse funcionário nao recebe salário.

Sobre o Dinamite, acho uma sacanagem o que estao fazendo com ele. Eurico, foi bem definido por vc, como um cancer. O Pior é que tem torcedor do vasco, que acha este cancer muito bom, por ganhar "beneficios"

"Há braços"

PS: vc conhece o escritor Haroldo Maranhão?

Vinícius Faustini disse...

Oi, Marcos,

eu entendo e concordo com o que você disse em relação a "quem fala o que quer, ouve o que não quer". Mas acho que o Bruno é marrento demais, e não poderia ter entrado na pilha do Andrade, sabendo a visibilidade que tem um treino do Flamengo - fatalmente a imprensa ia fazer, e fez o alarde que fez.

Como frequentador assíduo dos corredores de São Januário, eu sei que tem gente no Vasco que chama Eurico de "rei" e de "papai". É muito triste ver esta situação.

Rapaz, só conheço o Rodrigo Maranhão de nome e de ler sobre o trabalho dele. Acho que esqueci de comentar isto contigo quando você me falou da primeira vez. Me conta mais sobre ele?

Abraços,

Vinícius Faustini

Derbson Frota disse...

É isso aí, amigo Vinicios. Nosso país tem uma triste cultura de esquecer fácil das coisas. Muitos só são valorizados como merecem depois que morrem...

Derbson frota
Tianguá CE

Vinícius Faustini disse...

Derbson,

e o detalhe é que estes ex-jogadores da época do Roberto e do Andrade não têm o respaldo financeiro que os que estão em campo nos dias de hoje. Além de ostracismo, eles convivem com a penúria financeira.

Muito obrigado por sua primeira participação. Apareça sempre.

Abraços,

Vinícius Faustini