domingo, 8 de março de 2009

8 DE MARÇO - A mulher em campo



Este pretenso cronista esportivo que vos escreve ficou alguns dias convivendo com uma dúvida. Como um blogue que tem como tema um assunto convencionado como "coisa pra homem" poderia homenagear as mulheres. A resposta veio justamente das quatro linhas: são elas que, em campo, já vêm mostrando que o futebol não é exclusividade do sexo masculino.

Apesar de só atualmente o futebol receber também sua versão feminina, a história mostra que o Brasil já tentava combater preconceitos muitas décadas antes. Na década de 1930, já havia alguns jogos esporádicos realizados entre mulheres. Entretanto, elas prosseguiam lutando contra dois adversários - o preconceito e a falta de investimento no esporte. A derrota ficou ainda maior em 1964, quando o Conselho Nacional de Desportos proibiu a prática do futebol feminino no Brasil.

Mesmo com a lei sendo revogada em 1981, o Brasil demorou a ter algum destaque novamente no esporte. Somente na década seguinte o futebol abriria espaço para as mulheres entrarem em campo em território nacional - e equipes de destaque, como São Paulo, Portuguesa e Vasco, tiveram estrutura para que elas apresentassem seu bom futebol.

O primeiro bom resultado das mulheres veio em 1996 - ano do primeiro torneio de futebol realizado nos Jogos Olímpicos. Na Olimpíada de Atlanta, o Brasil chegou em quarto lugar. Quatro anos depois, em Sydney, novamente a Seleção Brasileira estaria entre os quatro primeiros. Resultados positivos, levando em conta a oscilação da organização dos campeonatos para as mulheres.

Entretanto, nem o quarto lugar em duas Olimpíadas seguidas foi suficiente para um investimento melhor no esporte brasileiro. Data de 2001 o mais recente Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, em especial porque muitos times que revelaram as jogadoras optaram pela extinção de seu plantel de atletas femininas do esporte. Atualmente, a prática de futebol feminino vem sendo exclusiva nos times de pouca expressão do interior de São Paulo - e recebem ajuda financeira do Sportv (canal de TV a cabo da Globosat).

Mesmo com a crise no Brasil e a necessidade de recorrer a equipes de futebol do exterior, as jogadoras brasileiras continuam trazendo muita felicidade para os torcedores brasileiros de ambos os sexos. O Brasil foi medalha de ouro em dois Jogos Pan-Americanos consecutivos (2003 e 2007), sendo que no Pan do Brasil a Seleção venceu todas as suas partidas sem sofrer nenhum gol e com um ataque que marcou 33 vezes. O país apresentou também a artilheira da competição - Marta, que balançou as redes 12 vezes.

As meninas são tetracampeãs sul-americanas (venceram nos anos de 1991, 1995, 1998 e 2003) e sempre têm destaque nas demais competições do futebol de mulheres. Além do vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, a Seleção conseguiu a medalha de prata nas Olimpíadas de 2004 e de 2008.

Excelentes resultados, capazes de causar inveja aos homens que defendem a Seleção Brasileira de Futebol - e nem mesmo os rios de dinheiro que eles ganham contribuem para melhores atuações atuais nas competições internacionais. Jogadoras como Pretinha, Cristiane, Kátia Cilene e Formiga revelam um futebol superior a muitos homens que são convocados para atuar com a Seleção.

Dentre todas, o grande destaque não podia ser outro. Eleita por três anos consecutivos a melhor jogadora do mundo, MARTA (na foto, comemorando um gol) é o símbolo da superação feminina no futebol do Brasil. Depois do começo no Vasco e o consequente desmantelamento do clube, hoje ela joga no exterior e, em campo, vem conseguindo todo prestígio que uma craque merece receber.

Parabéns às mulheres que entram em campo e fazem tanto bem ao espetáculo do futebol brasileiro. Elas merecem todo nosso aplauso - tanto por suas belas jogadas em campo quanto pelas constantes vitórias da superação, de decidirem seguir em um esporte que não tem infra-estrutura e investimento para prosseguir no Brasil.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
a todas as futebolistas do Brasil. E também às poucas mulheres que devem acessar este O tempo e o placar..., né?

*****

BOLA PRO MATO

Os holofotes da imprensa acharam uma nova promessa a ídolo. O menino NEYMAR, de 17 anos, fez sua estreia ontem pelo Santos, na vitória por 2 a 1 do time sobre o Oeste, em partida do Campeonato Paulista. O jogador entrou aos 14 minutos do segundo tempo e acertou uma bola na trave durante o jogo. Com multa rescisória avaliada em R$ 90 milhões, os santistas dizem que o menino "promete".

3 comentários:

Marcos Fontelles de Lima disse...

Faaale Vinicius, gostaria de incluir tbm duas jogadoras: A Roseli que muito ajudou a seleção brasileira, numa época ainda menos badalada... e a Bell, que era muito bonita!!

Viu o gol do Ronaldo?? apesar do gol tirar um "peso" enorme, não foi suficiente e arreentou o alambrado... brincadeiras a parte... o cara é f...

Marcos Fontelles de Lima disse...

Sei que não tem haver com o tópico...

Como Flamenguista, Comemorei muito, quando o Flamengo se reforçou vendendo o Souza. O Ronaldo dormindo, joga mais do que o Souza em estado de dopping. Minha preocupação é da volta do Ronaldo fora de hora, ocorrer outra lesão... um zagueiro que chegue de uma forma mais brusca, futebol é esporte de contato, já era Ronaldo...

Ah!! Ainda bem que o Ronaldo não ficou no Flamengo. Pois ele esta maior que o Corinthians... e eu não quero um jogador que seja maior que o Flamengo. Contratação por contratação, prefiro a do Fluminense do Fred (fábio segundo o presidente do Flu).

Vinícius Faustini disse...

Marcos,

ué, o reforço do Fluminense não era Celso?...hahaahah. Concordo bastante com o que você disse em relação ao Ronaldo. O oba-oba com o qual tá ficando essa "volta" do Ronaldo, essa "entrada" em campo do Ronaldo consegue ser mais irritante do que a espera pelo gol mil do Romário no ano retrasado.

Eu fui ao jogo do Vasco em São Januário, e quando cheguei em casa, liguei a TV e estava no Faustão. Lá estava uma entrevista especial com o Ronaldo, e do jeito que estava, parecia que ele tinha feito três gols em final de campeonato.

Fico muito feliz com o retorno dele em campo, é muito bom ter coincidido de fazer um gol em clássico. Foi um passo importante, pode ser o primeiro de uma redenção. Vamos esperar.

O Fernando Calazans definiu o Souza como "aquele tipo de jogador que quando não faz gol é o pior em campo". Sempre achei seu futebol desprezível, não entendo como tem tanto destaque nos times. Como vascaíno, quando Souza foi anunciado como reforço flamenguista, eu ri muito e falei: "eles não sabem o que contrataram".

Muito legal a sua inclusão da Roseli e da Bell, pois, mesmo o futebol feminino não tendo grande destaque, as musas femininas são muitas. Eu sabia que alguém ia ficar de fora. Muito obrigado pela lembrança.

Abraços, e sempre muito obrigado!

Vinícius Faustini