domingo, 12 de dezembro de 2010

Persistência no erro



Além do futebol que encheu os olhos dos torcedores, Neymar apresentou no ano de 2010 um episódio lamentável de insubordinação - no qual seu bate-boca com o então treinador do Santos, Dorival Júnior, culminou na demissão do técnico. A imprensa foi unânime ao questionar as regalias que o atacante tem na Vila Belmiro. Meses depois, Neymar novamente tem uma regalia - e desta vez, na Seleção Brasileira Sub-20.

Em vez de se apresentar amanhã, como o restante do elenco, o jogador chegará a Teresópolis apenas no dia 26 de dezembro. O motivo oficial é de que Neymar esteve na equipe principal do Santos durante toda a temporada. Mas o fato de o atacante ser destaque entre os profissionais pode sacrificar a preparação do Sub-20 num campeonato tão importante? O Campeonato Sul-Americano, que a partir de janeiro será disputado no Peru, classifica seleções para o Mundial Sub-20 (no ano que vem, na Colômbia) e para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

A atitude da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-20 marginaliza os atletas que ainda não foram aproveitados entre as equipes principais de seus respectivos clubes, e de maneira desnecessária. Afinal, a temporada para o Santos acabou em 5 de dezembro deste ano, no jogo contra o Flamengo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O ritmo de jogo do atacante pode, inclusive, ser decisivo no Sul-Americano, não só por sua habilidade como também pela boa sequência que teve entre os profissionais em 2010.

Quando Neymar gerou as primeiras confusões internas no Santos, René Simões afirmou que a mídia "criou um monstro". O jogador foi "castigado" por Mano Menezes com a não-convocação para um amistoso da Seleção Brasileira principal, e melhorou sua postura em campo e fora dos gramados. E agora, com o privilégio de se apresentar à Seleção Sub-20 duas semanas depois do restante do grupo, o jogador será maduro o suficiente para não se achar superior aos demais contemporâneos do Brasil? A Seleção Brasileira Sub-20 persistiu num erro. Agora, Neymar ganhou a possibilidade de novamente errar.

Nenhum comentário: