sábado, 4 de dezembro de 2010

Amargo contexto





Enquanto a emocionante briga pelo título entre Fluminense, Corínthians e Cruzeiro tem seu último ato, o Campeonato Brasileiro de 2010 apresentará uma decisão com muito menos brilho. Dois rubro-negros terão sua última oportunidade para manterem seus respectivos clubes na Primeira Divisão do futebol nacional.

Vitória da Bahia e Atlético Goianiense querem a todo custo evitar que um ano promissor termine em uma trágica história para 2011. Em especial, porque as duas equipes tiveram um primeiro semestre de muita festa e bastante promissor para o restante do ano.

As duas equipes foram campeãs estaduais e chegaram à semifinal da Copa do Brasil. Vitória e Atlético se cruzaram, e o time baiano ganhou o direito de chegar à final da competição. Apesar da perda do título para o Santos, o rubro-negro da Bahia se orgulhou da campanha, em especial porque na última partida, realizada no Barradão, a equipe venceu o jogo por 2 a 1 (após perder a primeira por 2 a 0, na Vila Belmiro).

A má sequência de Atlético Goianiense e Vitória no Brasileirão coloca em xeque outro campeonato. Já faz alguns anos que os campeonatos estaduais são desprezados, considerados uma pré-temporada de luxo. Será que a Copa do Brasil também está indo pelo mesmo caminho?

O bom desempenho nas duas competições, aliado à falta de peças de reposição e à falta de uma regularidade suficiente para que o Campeonato Brasileiro transcorresse de maneira satisfatória, causaram este reencontro numa situação bem distante da outra decisão pela qual os rubro-negros passaram em 2010. Da chance de ser uma surpresa ao risco de uma frustração, segue um semestre de amargura pelo qual Atlético Goianiense e Vitória da Bahia se deixaram levar.

Nenhum comentário: