quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Onde há vaga?



O mercado do futebol carioca continua com a mania de formar a cada ano uma equipe cercada de jogadores que já eram conhecidos de suas torcidas. Nomes como Lúcio Flávio, Edmundo, Romário e Adriano foram alguns dos que fizeram o caminho de volta para os clubes nos quais tiveram bons momentos em passagens anteriores. E mais um jogador entra em pauta nesta rotina do mercado.

Thiago Neves se destacou no Fluminense durante a campanha da Taça Libertadores da América de 2008, e se transferiu para a Europa nos braços da torcida. Após um insucesso em 2009 no Hamburgo, da Alemanha, ele voltou a ser acolhido pelo tricolor das Laranjeiras, que viu nele a expectativa de um meio-de-campo poderoso ao lado de Darío Conca. Mas desta vez, o resultado foi abaixo do esperado. Na primeira proposta da Arábia Saudita, ele se transferiu para o Al-Hilal.

Apesar disto, o time campeão brasileiro novamente quer integrar Thiago Neves em seu elenco. Na primeira vez, ele conseguiu seu espaço graças ao bom desempenho dentro de campo. Na segunda passagem, nem a fama foi um argumento suficiente para que o tricolor continuasse a investir em seu futebol. E agora, o Fluminense terá espaço para Thiago Neves?

Conca é o titular unânime do Fluminense. Deco ainda não disse a que veio, mas seu nome e o alto salário pago pela Unimed certamente penderão para que ele continue como titular. O ataque, com Emerson e Fred, é imbatível. Thiago Neves se contentaria com a ideia de ser um décimo-segundo jogador? A Unimed pode se dar ao luxo de desembolsar um alto salário para um reserva? E a torcida do tricolor, que tanta gratidão tem a ele, vai aceitar que o meia não seja titular?

Ironicamente, a resposta para todas as questões pode estar em outro clube do Rio de Janeiro. Segundo as especulações recentes, o Flamengo também demonstrou interesse no meia. Por mais que o horizonte rubro-negro não seja tão animador quanto o do Fluminense em 2011, Thiago Neves chegaria para ser o camisa 10, com o status de um jogador de qualidade em meio a outros que estão em descrédito com a torcida.

O meia teria um desafio a mais: ganhar a confiança dos torcedores, anos após a provocação que ele fez aos flamenguistas - na vitória por 4 a 1 do Fluminense sobre o Flamengo, em 10 de fevereiro de 2008 pela Taça Guanabara, Thiago Neves fez três gols, e na comemoração fez a coreografia do Créu, dança de funk que soou como ofensa para rubro-negros. Só que esta não é a única "paixão" que pode descartar sua ida para o clube flamenguista. A mulher dele é torcedora do Fluminense, e já teria dito que o marido tem de ir para lá.

Após o período pelo futebol árabe, o futebol carioca abre dois desafios para Thiago Neves. Nas Laranjeiras, a volta ao clube que o projetou para o exterior e a tentativa de reafirmação num elenco de estrelas muito bem entrosado depois da conquista do Campeonato Brasileiro. Na Gávea, a chegada como esperança de dias melhores para o meio-de-campo rubro-negro. Qual vaga é a mais provável para que o jogador preencha?

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Não sabemos se o Conca vai continuar com o mesmo ritmo e nem como o Deco voltará. Jogador bom sempre tem espaço, o que se deve pensar é se vale a pena pagar um salário exorbitante para bons jogadores ficarem no banco, como você citou no texto.

Lembrando que isso tudo é um investimento de risco e no futebol não existe receita de bolo. Se o Fluminense não se sair bem em 2011, terá uma grande dívida nas Laranjeiras( nestas horas chama a Unimed)

Abraço