domingo, 5 de dezembro de 2010

O título como redenção



Das três equipes que estão brigando hoje pelo título do Campeonato Brasileiro de 2010, duas entrarão em campo com oportunidade de entrar para a história da competição. Não que a conquista seja inédita para qualquer uma delas, mas para Fluminense e Corínthians a faixa de campeão será um momento de redenção.

Caso um deles vença o Campeonato Brasileiro, será o primeiro campeão da Série A após sofrer com rebaixamento em sua trajetória (o Cruzeiro, que graças ao seu grande futebol é hoje o terceiro time na disputa do título de 2010, nunca foi rebaixado na competição). Título que, certamente, pareceu bem distante na época em que passaram por crise.

Na segunda metade da década de 1990, o Fluminense passou por uma sequência de fiascos no cenário nacional. Em 1996, o time terminou a competição rebaixado. Graças a uma virada de mesa, no ano seguinte continuou na Série A, mas ficou entre os últimos lugares novamente. No ano de 1998, o clube caiu da Segunda para a Terceira Divisão. Em 1999, houve o primeiro alento: a conquista da Série C que, graças à realização da Copa João Havelange, fez com que o clube voltasse diretamente para a Primeira Divisão. A conquista de hoje comprova de uma vez por todas que, apesar desta maneira discutível de voltar à elite do futebol, o tricolor das Laranjeiras está no lugar certo.

Dono de uma das maiores torcidas do país, o Corínthians foi rebaixado ao final do Campeonato Brasileiro de 2007, duas edições depois de ter sido campeão brasileiro pela quarta vez. O desmantelamento acentuou sua falta de organização e uma série de erros de dentro de campo. Após ser campeão da Série B de 2008 e conseguir títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009, os corintianos agora querem uma nova redenção: ganhar o Campeonato Brasileiro, como forma de amenizar a eliminação da Taça Libertadores da América, seu grande projeto do ano do centenário.

Tricolores e corintianos entram em campo no capítulo final pela corrida da redenção. Mas, sem dúvida, a boa campanha que fizeram até agora no Campeonato Brasileiro de 2010 mostra a grandiosidade que tiveram nesta temporada.

Nenhum comentário: