domingo, 5 de setembro de 2010

Chutaços e furadas do primeiro turno do Brasileirão



A cada rodada do Campeonato Brasileiro, O tempo e o placar... traz, além das análises de jogos, uma seleção com o que houve de melhor e de pior nos jogos da competição. Entretanto, no domingo em que o primeiro turno do Brasileirão chega ao final, este blogue faz um panorama dos CHUTAÇOS e das FURADAS que rolaram pelos gramados do país nesta primeira metade do torneio.

Agora, começam os melhores e os piores momentos de 2010:


OS CHUTAÇOS



EQUIPES

FLUMINENSE - Após um início oscilante, o tricolor das Laranjeiras ajeitou sua equipe e tornou-se dificílimo batê-lo tanto como mandante quanto como visitante. Finalmente, os investimentos da Unimed vêm trazendo resultados mais convincentes dentro campo, graças ao comando de MURICY RAMALHO, que se revela especialista em armar times mesmo não tendo tantos grandes jogadores à sua disposição.

CORÍNTHIANS - Apesar de algumas falhas no decorrer do primeiro turno, conseguiu uma boa arrancada nos últimos jogos e agora está a um ponto do líder Fluminense (além de ter um jogo a menos). O grande mérito da equipe é que sobreviveu a uma parada da Copa do Mundo, a uma troca de treinador e à inconstância de sua estrela, Ronaldo.

BOTAFOGO - Talvez uma das surpresas deste primeiro turno - mesmo sendo o vencedor do Campeonato Estadual deste ano, suas participações nos campeonatos nacionais deixaram a desejar nas últimas temporadas - o alvinegro revelou ter uma equipe constante, bem armada defensivamente e com uma bela gama de opções ofensivas.

CEARÁ - Recém-chegado da Série B, o Vovô fez um início de Campeonato Brasileiro avassalador. Nas primeiras rodadas antes da parada para a Copa do Mundo, foram cinco vitórias em sete jogos. Uma pena que este poder de fogo se esvaiu apenas com a saída do técnico Paulo César Gusmão.

VASCO e ATLÉTICO PARANAENSE - Inicialmente apontados na lista de times que brigariam para não cair, ambos conseguiram se ajeitar aos poucos e deram arrancadas importantíssimas no Campeonato Brasileiro. Os paranaenses terminaram o primeiro turno em sétimo lugar, e os vascaínos estão na oitava colocação.

INTERNACIONAL - Os colorados têm um dos melhores elencos do Brasil. Enquanto seus titulares estavam com as atenções voltadas para a Taça Libertadores da América, os reservas de luxo faziam grandes partidas, e se tornavam também muito difíceis de bater. Mesmo depois da conquista da competição sul-americana, a equipe gaúcha mostra sua sede de títulos, e não deixa de lado o Campeonato Brasileiro, mesmo credenciado para a Libertadores do ano que vem.

SELEÇÃO DO PRIMEIRO TURNO

1 - FERNANDO PRASS (Vasco) - O goleiro vascaíno se tornou uma das peças mais importantes na ascensão vascaína durante o primeiro turno. Com reflexo, coragem e uma segurança que adquiriu com o decorrer do campeonato, mostrou que seu talento não aparecia apenas na Série B.

2 - MARIANO (Fluminense) - Outrora execrado pela torcida tricolor, Mariano cresceu muito nesta temporada pelo Fluminense. Passes e cruzamentos precisos que municiaram o setor ofensivo da equipe.

3 - ALEX SILVA (São Paulo) - Destacou-se em meio à decepcionante campanha são-paulina no primeiro turno. Um zagueiro seguro, que aparece com perigo também na área adversária.

4 - ANTÔNIO CARLOS (Botafogo) - Sob o comando de Joel Santana, seu futebol cresceu muito, e se tornou importante no período sem derrotas pelo qual o Botafogo passou.

6 - KLÉBER (Internacional) - Com o decorrer da competição, se tornou um dos jogadores mais requisitados para iniciar as jogadas de ataque do colorado. Seus cruzamentos são muito precisos.

5 - SANDRO (Internacional) - Excelente na proteção à zaga e com muita habilidade para sair jogando. Infelizmente, foi um dos jogadores que saíram do país para atuar no futebol europeu.

8 - WILLIAMS (Flamengo) - Grande roubador de bola, vem se destacando também pelo seu esforço com a camisa do clube. Já que o time rubro-negro não consegue armar muitas jogadas, ele inicia constantemente tentativas ofensivas.

11 - CONCA (Fluminense) - O craque do Campeonato Brasileiro, carregou o Fluminense nas costas durante todo o primeiro turno. Bom nos passes e excelente nas jogadas de bola parada, contribuiu muito para os gols de Fred, Emerson e Washington.

10 - PAULO HENRIQUE GANSO (Santos) - O melhor camisa 10 do país nos últimos anos. Moveu o time santista para o ataque todas as vezes em que esteve em campo, com muita categoria e inteligência.

7 - EMERSON (Fluminense) - Pouco tempo depois de seu retorno ao futebol carioca (atuou pelo Flamengo na temporada anterior), o Sheik voltou a esbanjar talento no ataque, desta vez vestindo a camisa do Fluminense. A maneira como encaixou na equipe tricolor deu tão certo que alguns consideram que o time sofre de "Emerson-dependência" quando ele está de fora.

9 - BRUNO CÉSAR (Corínthians) - Num ataque capitaneado por Ronaldo e que traz jogadores badalados como Iarley, Souza e Dentinho, o ex-jogador do Santo André, Bruno César, se tornou uma peça fundamental para o Corínthians. Tanto que, mesmo jogando como meia-atacante, este blogue optou por escalá-lo no ataque, para não fazer tanta injustiça a um dos atuais artilheiros do Campeonato Brasileiro.

TÉCNICO - PAULO CÉSAR GUSMÃO (Ceará e Vasco) - Único técnico invicto até o momento no Campeonato Brasileiro (18 jogos, com 10 vitórias e 8 empates). Antes da Copa do Mundo, levou o modesto Ceará a uma surpreendente vice-liderança, perdendo apenas no critério do saldo de gols para o Corínthians. Depois do torneio, levou o Vasco, penúltimo colocado, ao oitavo lugar na classificação. Seu maior mérito é recuperar o futebol de seus jogadores.

Menções honrosas: Jefferson (goleiro, Botafogo), Jonathan (lateral-direita, Cruzeiro), Réver (zagueiro, Atlético Mineiro), Dedé (zagueiro, Vasco) e Carlinhos (lateral-esquerda, Fluminense); Jucilei (volante, Corínthians), Hernanes (volante, São Paulo), Maicosuel (meia, Botafogo) e Montillo (meia, Cruzeiro); Elias (atacante, Atlético Goianiense) e Neymar (atacante, Santos). Técnico: Celso Roth (Vasco e Internacional).

AS FURADAS



EQUIPES

FLAMENGO, SÃO PAULO, ATLÉTICO MINEIRO e GRÊMIO - Antes do início da competição, estes clubes despontaram como favoritos, e cada um por um motivo. O Flamengo, por ser o campeão da edição anterior e ter uma hegemonia de boas colocações nas temporadas anteriores. O São Paulo é o maior vencedor da década no Brasileirão. Atlético Mineiro e Grêmio vieram com bons elencos, mas não se ajeitaram em nenhuma rodada da competição. Todos fizeram campanhas frustrantes

FUTEBOL GOIANO - No ano em que têm dois representantes na Série A, os goianos padecem com o mau futebol de ATLÉTICO GOIANIENSE e GOIÁS. Ao menos um dos dois passou a rodada na zona de rebaixamento durante o primeiro turno. O rubro-negro pena com um planejamento falho, que não consegue dar um passo maior do que a perna de quem, em 2008, estava na Série C. O esmeraldino sente as consequências de uma crise política, e vê uma equipe razoável ser "queimada" a cada jogo.

OS PIORES DO PRIMEIRO TURNO

1 - FELIPE (Santos) - Não bastassem as falhas constantes, teve mais destaque do lado de fora do campo, quando respondeu de maneira grosseira a um torcedor no Twitcam. O torcedor chamou o goleiro de "mão de alface", e o Rafael declarou que o salário do rapaz é menor do que a ração que ele dá para o cachorro.

2 - ÉLDER GRANJA (Vasco) - Lento na marcação e péssimo no apoio. Não soube acertar nenhum cruzamento nos momentos que esteve em campo. Foi barrado e afastado do elenco vascaíno.

3 - EDU DRACENA (Santos) - Chega atrasado em todas as divididas e abusa da violência.

4 - PAULÃO (Grêmio Prudente) - Não bastassem os erros dentro de campo, foi responsável por três pontos perdidos pelo Grêmio Prudente. No jogo contra o Flamengo, ele foi escalado de maneira irregular. E a equipe foi derrotada pelo placar de 3 a 1.

6 - PARÁ (Avaí) - Jogador limitadíssimo, teve más passagens no Vasco e no Paraná, e acabou no Avaí, para degringolar o lado esquerdo da equipe.

5 - BELLETTI (Fluminense) - A pior contratação do Fluminense. É notado apenas quando leva cartão amarelo. De resto, só fica em evidência sua péssima forma.

8 - PITUCA (Atlético Goianiense) - Distribui botinadas a torto e a direito, mantendo a tradição do que fazia na Série B de 2009.

7 - FELIPE (Vasco) - Contratado como o grande reforço do Vasco para o Campeonato Brasileiro, só apresentou lentidão e muitos, mas muitos passes errados. Foi escalado como ala na partida contra o Fluminense, e um erro seu iniciou a jogada de um dos gols do adversário.

11 - RENATO ABREU (Flamengo) - Talvez seja um mal de todos os jogadores que vieram das Arábias. Assim como o vascaíno Felipe, Renato Abreu se arrasta em campo, e passou o primeiro turno até sem sua boa pontaria.

9 - RAFAEL MOURA (Goiás) - Dono do apelido de "He-Man", foi notado apenas por sua força física, quando brigou com a imprensa baiana depois de uma partida contra o Vitória da Bahia.

10 - VAL BAIANO (Flamengo) - Por sua ausência de gols, por sua falta de forma física e por acabar com a paciência dos flamenguistas toda vez que atuou com a camisa rubro-negra.

TÉCNICO - EMERSON LEÃO (Goiás) - Não soube motivar o time esmeraldino a ter um melhor desempenho na competição, mesmo tendo um elenco que traz jogadores de qualidade. Saiu sem brigar com a diretoria do Goiás, o que deixou em evidência seus erros como técnico.

Menções nem um pouco honrosas: Rafael (goleiro, Fluminense), Alessandro (lateral-direita, Botafogo), Wesley (zagueiro, Vitória da Bahia), Jairo Campos (zagueiro, Atlético Mineiro) e Michael (lateral-esquerda e meia, Flamengo); Jonílson (volante, Goiás), Kléberson (volante, Flamengo), Fahel (volante, Botafogo) e Douglas (meia, Grêmio); Washington (atacante, Ceará) e Rodrigo Tiuí (atacante, Atlético Goianiense). Técnico: Estevam Soares (Ceará)

*****

RESULTADOS DA RODADA


Sábado

18h30

Corínthians 5 x 1 Goiás (Pacaembu)
Botafogo 2 x 2 Grêmio (Engenhão)
Ceará 0 x 2 Vasco (Castelão)

Domingo

16h

Avaí 0 x 1 Atlético Paranaense (Ressacada)
Palmeiras 2 x 3 Cruzeiro (Pacaembu)
Flamengo 0 x 0 Santos (Maracanã)
Guarani 2 x 1 Fluminense (Brinco de Ouro da Princesa)

18h30

Atlético Goianiense 4 x 1 Vitória da Bahia (Serra Dourada)
Atlético Mineiro 2 x 3 São Paulo (Ipatingão)
Internacional 2 x 0 Grêmio Prudente (Beira-Rio)

*****

O espaço dos comentários está aberto pra vocês. Façam suas seleções, digam quais chutaços e furadas chamaram atenção de vocês neste primeiro turno, e recordem os bons e maus momentos da primeira parte do Brasileirão de 2010.

Nenhum comentário: