terça-feira, 14 de setembro de 2010

104 anos de sobrevivência



Num contexto esportivo no qual todos os clubes do país convivem com vários percalços para não fecharem suas portas, chega às livrarias uma obra na qual se revela que as competições também lutam para sobreviver no calendário do futebol brasileiro. É o caso do Campeonato Carioca, que tem seus 104 anos revisitados no livro História dos Campeonatos Cariocas de Futebol - 1906 / 2010 (Maquinária Editora, 704 págs., R$ 70), do jornalista Roberto Assaf e do pesquisador Clóvis Martins.

A dupla, que há algum tempo vem lançando retrospectivas e memórias do futebol (em livros como Flamengo x Vasco, o Clássico dos Milhões, História completa do Brasileirão e Almanaque do Flamengo), novamente mescla história e estatística, desta vez em torno do Campeonato Carioca. Afinal, lá se vão 13 anos desde a primeira publicação de Assaf e Martins sobre a competição - em Campeonato Carioca - 96 anos de história (1902-1997). Desde então, surgiram novos esquadrões, heróis, vilões, regulamentos, tão dignos de figurar no acervo futebolístico do país quanto já foram os atletas pioneiros.

Ao ter contato com esta trajetória do futebol carioca, o leitor vai ter acesso não só aos resultados dos campeonatos, como também à história do início do esporte no Rio de Janeiro. Ele conhecerá também algumas equipes que estão extintas, como Rio Cricket, Canto do Rio, Palmeiras e Internacional. Sem dúvida, há os detalhes sobre as conquistas dos quatro clubes que mantêm a hegemonia no estado, só o torcedor vai saber como foram as trajetórias dos títulos de América, Bangu, São Cristóvão e Paysandu (este, o único vencedor que fechou as portas).

O livro não tem seu mérito restrito ao resgate das coisas dentro de campo. Em suas páginas, estão presentes os primeiros passos do futebol no Rio de Janeiro, as divergências políticas entre os clubes, e alguns episódios histriônicos (que, infelizmente, aconteceram também décadas depois que o campeonato já era um esporte profissional).

Ao contar a história dos Campeonatos Cariocas, Roberto Assaf e Clóvis Martins revelam os motivos pelos quais, mesmo combalido, o "campeonato mais charmoso do Brasil" ainda sobrevive. Mas a maior razão da sobrevivência foi presenteada pelos próprios autores, que, através das páginas de História dos Campeonatos Cariocas - 1906 / 2010, eternizaram na literatura esportiva a trajetória do futebol jogado no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: