sábado, 15 de agosto de 2009

Novos velhos reforços



A cada rodada, o Campeonato Brasileiro traz novas emoções para os torcedores das 20 equipes envolvidas. No entanto, nos últimos anos a torcida brasileira vai se acostumando com um fenômeno: toda temporada, surgem novos "velhos" reforços em todos os clubes.

É o caso mais recente do Palmeiras, que a todo custo tenta repatriar o atacante Vágner Love, que está há cinco anos no CSKA Moscou, da Rússia. O artilheiro, que contabiliza algumas passagens pela Seleção Brasileira, pode ser mais uma opção de ataque para o treinador Muricy Ramalho.

E a tendência de investir novamente no futebol de atletas que já tiveram uma passagem boa por um clube não fica restrita à diretoria palmeirense. O Botafogo trouxe recentemente o meia Lúcio Flávio e o atacante André Lima, ambos nomes de destaque em temporadas anteriores, mas que não estavam sendo bem aproveitados nos clubes paulistas que defenderam - Lúcio, no Santos, e André, no São Paulo. A diretoria botafoguense também sonda a volta de Dodô, depois que acabar sua suspensão por uso de doping.

O Fluminense foi mais fundo na volta às origens, e abriu as portas novamente para Roni, que disputou em 1999 a Série C do Campeonato Brasileiro. Recentemente, o Flamengo fez de tudo para que Ibson continuasse no clube, em sua segunda passagem (sem sucesso).

Num futebol de tanto troca-troca de clubes, o Brasil já se acostumou a fenômenos como o do jogador Edmundo, que foi e voltou para o Vasco por seis vezes, uma coisa mais esdrúxula até mesmo do que um atleta vestir inúmeras camisas em sua carreira. E o mais interessante é que esta estratégia de apostar no "conhecido" não fica restrita aos times que estão mal na tabela - o Palmeiras é o líder do campeonato.

Embora o atacante Vágner Love não esteja mais com o mesmo destaque no cenário futebolístico, a diretoria do Palmeiras talvez saiba o que está fazendo. Mas, assim como a torcida palmeirense, os diretores precisam ter consciência de que o Love que saiu consagrado para o exterior pode não ser mais o mesmo dos dias de hoje.

Um comentário:

Esquemas Táticos disse...

Olá, tudo bem?

Na verdade, o Vagner Love fez uma grande temporada 2008/2009 na Europa. Acho até difícil que o Palmeiras consiga repatriá-lo. Se conseguir, terá um excelente reforço. Abraços,

Marcelo Costa.