domingo, 23 de agosto de 2009

Festa imodesta



No dia seguinte aos 111 anos de fundação do Clube de Regatas Vasco da Gama, jogadores, torcidas e diretoria se reuniram para encher o Vasco de mimos e presentes por todos os lados. Uma tarde perfeita para toda a nação vascaína.

A nova diretoria presenteara o clube alguns dias antes, ao confirmar a realização da partida entre Vasco e Ipatinga no estádio do Maracanã. São Januário era pequeno para o número de torcedores que queriam entrar e assistir às exibições vascaínas, e isto poderia causar até desconforto e perda de mando de campo em próximos jogos. Portanto, que o clube voltasse a encarar o maior do mundo - local onde o Vasco venceu três de seus quatro títulos brasileiros, além de memoráveis finais no Campeonato Estadual.

A torcida, que apoia o time neste momento de reestrutura desde o início de 2009 (ano no qual tenta retornar à Primeira Divisão do futebol brasileiro no campo), dava sinais de que não faltaria a este compromisso - as filas girando quarteirões de São Januário e Maracanã surgiram desde o início das vendas, era muito provável a torcida se superar. E também superar os adversários. A superação de público presente nos jogos das quatro divisões do Campeonato Brasileiro - foram mais de 79 mil vascaínos ao Maracanã, torcer, cantar, apoiar e entoar um "parabéns pra você".

Com tanto aparato em torno desta partida, parecia uma crônica fadada a um fim trágico para o favorito - um novo Maracanazzo, cerca de seis décadas depois de Brasil e Uruguai. Mas a seriedade de Dorival Júnior e da equipe cruzmaltina, ambos ansiosos para conquistar três pontos fundamentais (a vitória daria a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B no final do primeiro turno), não permitiriam deslizes.



Com o mesmo roteiro nos dois tempos, o Vasco mostrou que está jogando como o manda o figurino nesta tentativa de retorno à elite do futebol nacional. Dois gols em cada tempo, com direito ao capitão Carlos Alberto deixar sua marca - escolhido para reerguer a equipe neste 2009 ostentava nas costas o número 111 - e show da "prata da casa" Alex Teixeira, responsável por dois gols. Élton, de pênalti, completou a vitória por 4 a 0.

Que a festa vascaína prossiga e chegue ao ápice com o retorno à Série A em 2009. Mas, claro, que não haja muito "oba-oba" até a confirmação da vaga conquistada.

Nenhum comentário: