segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Boa para a parte de baixo



A vigésima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro tornou a competição ainda mais equilibrada. Dos vencedores dos jogos deste fim de semana, somente o líder e o vice-líder tiveram vitórias.



Vestindo azul, o Palmeiras venceu o Internacional por 2 a 1, e fez o colorado cair para a quinta colocação no Brasileirão. 2 a 1 também foi o placar da vitória do Goiás sobre o Santos, no Serra Dourada.

Na Arena da Baixada, o São Paulo saiu de campo com uma derrota por 1 a 0 para o Atlético Paranaense. Melhor para o rubro-negro do Paraná, que está a seis pontos da zona de rebaixamento. Quem também escapou do perigo foi o Cruzeiro, que derrotou o Náutico por 4 a 2 em jogo que foi paralisado duas vezes no Mineirão por queda de energia. E os pernambucanos continuam não vendo luz no fim do túnel. Afinal, mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Vitória, o Sport está em penúltimo lugar.



A última colocação agora está nas mãos do Fluminense, que fez outra péssima partida no Maracanã e não saiu de um 0 a 0 com o Barueri. A torcida parece estar bem desiludida com o time de Renato Gaúcho, pois apenas nove mil tricolores compareceram ao estádio.



Empatado também ficou o confronto entre Botafogo e Corínthians. O 3 a 3 parece anunciar uma boa partida, mas ela ficou severamente comprometida pelos deslizes da arbitragem - que será tema da seção A FURADA, ao final da crônica. Antepenúltimo colocado, o alvinegro carioca viu mais um adversário direto se afastar: o Santo André venceu o Coritiba por 1 a 0 e agora está a três pontos do clube carioca.

Outrora líder do campeonato, o Atlético Mineiro agora revela que perdeu um pouco de seu fôlego. A acachapante goleada por 4 a 1 para o Grêmio no Olímpico mostrou que o Galo mineiro precisa de reforços se quiser sonhar com as primeiras colocações.



Quem já sonha com a América do Sul é o surpreendente Avaí. Desconhecido da elite do futebol brasileiro, o time saiu do Ressacada com uma vitória por 3 a 0 diante de um Flamengo completamente desfigurado, em função de contusões e suspensões de jogadores. Sem nenhum poder de fogo, fez até a torcida gritar "cadê o Imperador?".

Mas os rubro-negros podem ter um alento: na próxima rodada do fim de semana, o time enfrenta o Santo André no Maracanã. Como ambos estão na parte de baixo e o Ramalhão vem de uma vitória, quem sabe não seja a vez do Flamengo ter sua cota de vitória dos clubes "da parte de baixo".

O Campeonato Brasileiro entra em campo no meio de semana, com duas partidas adiadas (Botafogo e Cruzeiro no Engenhão e Santos e Internacional na Vila Belmiro) e o início da vigésima-segunda rodada (o confronto paulista entre Corínthians e Barueri). Resta saber qual das partes da tabela irá estabelecer os vencedores dos demais confrontos.

*****

O tempo e o placar...
escolhe o que houve de melhor e de pior na vigésima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

O AVAÍ fez história em Santa Catarina, ao vencer pela primeira vez um confronto contra o Flamengo e, de quebra, alcançar a quarta posição na classificação do Campeonato Brasileiro. Mérito do técnico Silas e dos jogadores, que não se abateram pelas primeiras rodadas e hoje chegam à incrível marca de 11 jogos sem perder. Será que eles vão manter o pique neste returno?

A FURADA

ARÍLSON BISPO DA ANUNCIAÇÃO. Mais uma vez, um árbitro vem para a seção da furada da rodada. Em Botafogo e Corínthians houve pênalti não marcado e mal marcado, falta que não aconteceu, gol irregular e uma sucessão de lambanças. Tudo isto na semana seguinte a outro episódio lamentável do futebol brasileiro: a absolvição dos envolvidos na Máfia do Apito, de 2005.

Nenhum comentário: