domingo, 16 de agosto de 2009

Dois estilos, uma liderança



Às vésperas do fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, dois tipos de equipes diferentes se engalfinham na primeira posição. De um lado, o surpreendente Atlético Goianiense, que até o momento não era muito conhecido fora de Goiás. Do outro, o Vasco, equipe de tradição que batalha para voltar aos seus melhores dias na elite do futebol brasileiro.

Com os jogos de sexta e de sábado, que terminaram com ambos os times vencendo de virada (o time de Goiânia derrotou o Juventude por 2 a 1 no Serra Dourada e os cariocas venceram a Portuguesa no "clássico da colônia lusitana" por 3 a 1, em pleno Canindé), os dois permanecem na liderança, agora com 36 pontos. É preciso que o regulamento desempate através de um dos critérios - o número de vitórias. Graças a ele, o Atlético Goianiense fica na frente, por ter uma vitória a mais que o Vasco (11 a 10).

Quando as duas equipes se enfrentaram na terceira rodada da competição, a vitória vascaína por 3 a 0 em São Januário tornava ainda mais inimaginável que o time goiano chegasse aonde está. Principalmente, porque o Atlético subiu da Terceira Divisão no ano anterior (foi o vencedor do torneio em 2008).

E o dado mais curioso da disputa é que tanto Atlético quanto Vasco podem repetir a campanha do Corínthians na Segunda Divisão do ano passado se vencerem seus próximos compromissos. Na terça, a equipe de Goiás vai ao Estádio Pituaçu enfrentar o Bahia. No sábado, os vascaínos recebem o Ipatinga no Maracanã.

Faltam 20 rodadas para o país saber quais vão ser os quatro clubes que terão o direito de chegar à elite do futebol brasileiro. Mas, certamente, é bom para o futebol nacional saber que há um duelo entre a tradição e a surpresa nas primeiras colocações da Série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: