segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ladeira de mão dupla


O tempo e o placar... retorna à sua rotina de atualizações diárias com a análise da penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E, assim como os espectadores futebolísticos, fica ainda mais surpreso com a oscilação constante dos times brasileiros no torneio.

A maior delas, certamente, é o São Paulo. Outrora beirando a zona de rebaixamento, o tricolor paulista subiu inúmeras posições e, mesmo tendo como adversário o travessão, conseguiu derrotar o vice-líder Goiás, no Morumbi, pelo placar de 3 a 1. Mas, apesar com a vitória justa, os são-paulinos prosseguem na injustiça de vaiar o atacante Washington.

Outra surpresa do torneio vem de Santa Catarina. O modesto Avaí, que chegou a ser o último colocado do campeonato, chegou ao sétimo lugar depois do empate em 2 a 2 com o Santos, no sábado. Ele faz companhia ao Barueri (que venceu o Grêmio por 1 a 0 no interior paulista) dentre as equipes que vêm conquistando em campo o respeito dos participantes do Campeonato Brasileiro. Dos times considerados "pequenos", o Santo André é que parece ter se apequenado. Após figurar entre os 10 primeiros, o Ramalhão se aproximou dos quatro últimos do campeonato com a derrota para o Náutico por 2 a 1 nos Aflitos.



Do outro lado da ladeira, o Vitória mais uma vez decepcionou seus torcedores. Para o time que há poucas rodadas brigava com os líderes do campeonato, o atual décimo lugar fica decepcionante. Ainda mais depois da partida de ontem, na qual só conseguiu um empate em 2 a 2 com o Fluminense por causa das limitações da zaga tricolor. O time treinado por Renato Gaúcho prossegue penando nas últimas colocações, principalmente pela grande atuação do goleiro Cléguer.

Decepção também é a palavra que define o momento do Botafogo. Embora não esteja mais na zona de rebaixamento, a equipe não consegue decolar no campeonato. Em pleno Engenhão, o time perdeu para o Atlético Paranaense por 1 a 0, e, além do futebol pífio, foi prejudicado pela infelicidade de André Lima. O atacante pediu ao capitão Lúcio Flávio para cobrar um pênalti e sua cobrança acertou a trave. Na trave, mais uma vez um "quase" para o alvinegro carioca escapar da má campanha. A derrota custou o cargo de Ney Franco, demitido hoje.

A rodada terminou com demissão também no Coritiba. Sobrou para René Simões a culpa pelo antepenúltimo lugar no Campeonato Brasileiro depois da derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro no Couto Pereira. O time de Minas vê agora uma possibilidade de se recuperar depois do insucesso na Taça Libertadores da América.



Apesar de ter vivido o recente sucesso da conquista da Copa do Brasil, o Corínthians vem sendo um rascunho do bom time que foi no primeiro semestre. A saída de jogadores, aliada à contusão de atletas como Jorge Henrique e Ronaldo, deixou a equipe cada vez mais enfraquecida. O Flamengo se aproveitou disto e saiu do Maracanã com uma vitória por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado por Adriano, que agora se tornou o artilheiro da competição, com 10 gols. Outros detalhes deste jogo, na coluna do Almanaque Virtual:

http://almanaquevirtual.uol.com.br/ler.php?id=20473&BRASILEIRAO+%E2%80%93+FLAMENGO+X+CORINTHIANS:+VENCEU+PELO+CANSACO

A rodada ficará completa no decorrer desta semana, com o confronto entre Internacional e Sport, no Beira-Rio, hoje à noite e o duelo entre o líder Palmeiras e o terceiro colocado Atlético Mineiro, no Mineirão, na quarta-feira. O mistério em relação de em qual lado da ladeira ficará cada clube permanecerá até o meio de semana.

*****

O tempo e o placar...
elege o que houve de melhor e de pior na décima-oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

A ótima atuação do atacante flamenguista EMERSON. Embora não tenha feito gols, o atacante lutou incansavelmente na partida entre Flamengo e Corínthians. O jogo de ontem pode ter sido sua última partida pelo clube nesta primeira passagem.

A FURADA

Não bastavam as falhas na zaga tricolor. O zagueiro EDCARLOS perdeu um gol incrível diante do Vitória, que fez falta no resultado final. E o Fluminense não escapa da degola...

Um comentário:

Rio Futebol disse...

Muito bom saber que este excelente blog está de volta à ativa. Gosto muito dos textos aqui publicados!!

Realmente Avaí e São Paulo merecem destaques por suas brilhantes recuperações.

Só vou discordar de você quanto ao CHUTAÇO. Emerson correu, brigou, emocionou os torcedores com o seu choro ao final da partida mas não jogou rigorosamente NADA!!!
O Sheik passou mais tempo se jogando no chão do que tentando jogadas e isso irritou demais!!

Passe lá no Rio Futebol também, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com