segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fim do primeiro ato



Com a rodada do fim de semana, chegou ao fim o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com todas as surpresas, decepções e momentos previsíveis da competição nacional. Após 19 rodadas, o torneio já começa a definir quais os caminhos que os clubes vão seguir no turno final.

A parte de cima da tabela traz uma gratíssima surpresa. Ao lado dos paulistas Palmeiras e São Paulo e do gaúcho Internacional, o Goiás disputa palmo a palmo com a tradição do Campeonato Brasileiro uma conquista nacional. O time goiano revelou tanto um futebol envolvente quanto confirmou a recente ideia de que é o local ideal para recuperar jogadores que estão mal em suas carreiras - caso do meia Léo Lima. E ainda vem o atacante Fernandão por aí.

Os modestíssimos Avaí e Barueri mostraram que não estão na Série A meramente como figurantes. O time catarinense chegou a ficar no último lugar, mas graças a uma arrancada irresistível (são nove jogos sem derrota), hoje está em sexto lugar, próximo dos quatro melhores do país. Embora tenha caído na classificação nas últimas rodadas, o Barueri se revelou um time bem arrumado a ponto de despertar o interesse do Botafogo em seu treinador - Estevam Soares. O técnico agora está no comando botafoguense, para onde se transferiu seduzido pela possibilidade de tirar o time carioca da zona de rebaixamento.

E é justamente o Rio de Janeiro que vem como a decepção do Campeonato Brasileiro. Com uma equipe a menos do que os anos anteriores - o Vasco está jogando a Série B da competição - o futebol do Rio não consegue engrenar bons resultados nem fazer partidas convincentes. O Flamengo se salva um pouco (por estar em décimo lugar) mas passa por partidas pífias, como a goleada por 4 a 1 sofrida para o Grêmio ontem. O Botafogo se contenta em arrancar empates, como o 1 a 1 diante do Palmeiras no Palestra Itália sábado. E o Fluminense prossegue em penúltimo lugar no torneio, precisando urgentemente de uma sequência de vitórias para melhorar sua autoestima e sua colocação no campeonato. Mas já desanima sua torcida com jogos como o da derrota por 3 a 1 para o Coritiba, ontem, no Maracanã.

Os mesmos passos do tricolor das Laranjeiras são seguidos pelo Cruzeiro. Após a derrota na final da Taça Libertadores da América, o time não se encontra no Campeonato Brasileiro e se arrasta nas últimas posições. Seu conterrâneo, o Atlético Mineiro, chegou a ser líder do torneio por algumas rodadas, mas aos poucos vai saindo do bolo dos melhores do Brasil.

Assim como Náutico e Santo André, que figuraram nos primeiros lugares mas agora batalham para escapar da degola em dezembro. O futebol nordestino pode perder suas forças pernambucanas, com a iminente queda do Sport Recife, que soma apenas 13 pontos. No caminho inverso, segue a dupla paranaense. O Atlético já começa a sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana depois de passar boa parte do primeiro turno alternando entre os últimos lugares da classificação. O Coritiba ainda oscila, mas já pode respirar um pouco mais.

Atual campeão da Copa do Brasil, o Corínthians vê sua ascensão no futebol brasileiro freada pela "janela" do meio de ano. Jogadores como André Santos e Douglas deixaram o Parque São Jorge, e o alvinegro paulista se desespera em busca de novos reforços para o restante da competição. Afinal, não quer fazer companhia ao Santos, que cada vez mais se isola da disputa pelo título.

Mas o dado curioso deste primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009 vem do "título simbólico". A imprensa ainda não pode definir quem foi o melhor da primeira etapa da competição. O Internacional, atual terceiro lugar, tem dois jogos a menos do que os concorrentes, em virtude do adiamento das partidas contra Santos e Atlético Mineiro (por conta da participação em um torneio internacional). Até 2 de setembro - data do confronto com o time de Minas - os colorados ansiarão por saber como o time estará para a briga na competição.

E até dezembro o país acompanhará, ponto a ponto, as coisas que o Campeonato Brasileiro tem a nos apresentar em seu segundo ato. No ato decisivo para as várias pretensões deste torneio - título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento. Que recomece o espetáculo!

*****

O tempo e o placar... elege o que houve de melhor e de pior nesta décima-nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O CHUTAÇO

Mais uma vitória do SÃO PAULO, que se aproxima dos líderes do campeonato e já almeja sua quarta conquista consecutiva. Será que o tricolor paulista vai surpreender mais uma vez?

A FURADA

O time não é tão ruim, o treinador vai surpreendendo positivamente. Mas a infantilidade de alguns jogadores faz com que o FLAMENGO continue se atrapalhando a cada 90 minutos. Além das falhas de Bruno, os zagueiros Airton e David cometeram pênaltis extremamente bobos que fizeram o clube sair do Olímpico sofrendo uma goleada.

2 comentários:

Rio Futebol disse...

O Campeonato parece estare tomando forma.

Eu destacaria o Goiás, que muita gente insiste em chamar de cavalo paraguaio e, para mim lutará pelo título.

Avaí e Barueri creio que permanecerão na série A e disputarão a Sul-Americana nao que vem.

Grande abraço e passe lá no Rio Futebol também, se puder! Fiz uma análise do que esperar dos Cariocas nesse segundo turno que se inicia.

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Fernando Quaresma disse...

Quero destacar a grande qualidade pífea do futebol do Rio de Janeiro .

Fluminense indo para a segunda divisão de 2010 , Botafogo com chances de fazer companhia ao tricolor e o flamengo que não têm chances de Libertadores e vai lutar para estar na Sul-americana . O Vasco é o time mais bem montado técnicamente e taticamente , mas não está na Elite do futebol brasileiro para representar o Rio de Janeiro .

Será que vamos acompanhar pacificamnte o campeonato brasileiro transformando-se em um campeonato paulista ? E o que falar dos títulos ? Os cariocas não sabem o que é isso desde do ano 2000 com o Vasco . flamengo não vençe desde 1992 , Botafogo desde 1995 e o tricolor das Laranjeiras desde 1984 .

É lamentável , o que os cartloas cariocas fazem com o futebol da cidade maravilhosa e o que é pior , nã são profissionais . são amadores brincando com clubes de tradição e com muitas glórias .

Enquanto não profissinalizarem o futebol do RJ , teremos vexames em cima de vexames .

Que o 2º turno , possa dar mais alegrias aos torcedores daqui

Um forte abraço