sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Falsas emoções



Com a consolidação do formato de um Campeonato Brasileiro por pontos corridos, a imprensa esportiva teme ficar sem assunto em tantos meses de competição. Por isto, acaba recorrendo a criar falsas emoções para deixar o público atento ao torneio quando ele está ainda nas rodadas intermediárias.

É o caso do atual momento do Brasileirão. Ainda nos meados da competição, os jornalistas recorreram à ideia de "busca pelo título simbólico do primeiro turno" para entreter um Brasil ausente de estádios lotados. Foi assim que o jogo de anteontem, entre Atlético Mineiro e Palmeiras, ganhou uma dimensão que não precisava.

O embate entre o primeiro e o terceiro colocados no Brasileiro já era uma garantia de boa partida no Mineirão (em especial porque o Fla-Flu "de nível internacional" na Copa Sul-Americana seria insosso em ambos os lados). Mas lá foram os órgãos de imprensa bater na tecla de que paulistas e mineiros estavam na briga pelo título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Francamente, desde 2003 os torcedores sabem que o título do turno não garante vaga na final e, principalmente, não quer dizer que a equipe conseguirá liderar de ponta a ponta. Com as oscilações causadas pelo entra-e-sai de jogadores causado pela janela para o exterior, o Campeonato Brasileiro fica, de fato, imprevisível.

Uma pena que o campeonato mais justo com o time que se manteve com regularidade tenha de se submeter a estas artimanhas baratas para parecer mais charmoso. Se o equilíbrio do Brasileirão é interessantíssimo, para que criar conquistas simbólicas? A briga pelo "título do primeiro turno" soa tão nula quanto uma equipe brasileira ao final do torneio comemorar a conquista de uma vaga na Copa Sul-Americana.

Um comentário:

Mestre Benicha disse...

Esse artifício de título de primeiro turno só é utilizado para poder vender notícias mesmo.

O mais incrível é que o poder da mídia é muito grande, pois dá resultado essa apelação.

De qualquer maneira, não tenho críticas ao Brasileirão. Está bem emocionante e estou particularmente satisfeito.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com