segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O campeão de audiência



O novo destino para o futebol de Ronaldinho Gaúcho se tornou a novela mais acompanhada pela imprensa esportiva neste início de 2011. Mas, em meio à trama rocambolesca - cercada de pistas falsas, viradas surpreendentes e propostas de todos os lados - o atleta acabou relegado em segundo plano no noticiário mundial. Quem roubou a cena em meio aos passes e impasses da negociação foi Assis, seu irmão e empresário.

Não há dúvida de que o retorno de Ronaldinho Gaúcho já seria uma notícia fantástica para o futebol nacional, independente do clube no qual ele vestisse a camisa. Só que Assis conseguiu dar uma dimensão ainda maior para a importância da volta de seu irmão. Em vez de meramente seguir o protocolo de levar o jogador para se apresentar ao clube que fez a proposta mais interessante, o empresário decidiu conduzir a negociação a passos lentos - o desligamento do Milan, a coletiva de imprensa no Rio de Janeiro e toda a trajetória do leilão entre Flamengo, Palmeiras e Grêmio pelo passe de R10.

A conduta de Assis foi digna do novo cenário do mercado da bola brasileiro, no qual jogadores são elevados a grandes artistas de espetáculo e são expostos na vitrine, para aguçar os desejos de clubes e idolatria de várias torcidas. Tudo escrito minuciosamente, para tornar o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil como a grande notícia de 2011.

Como jogador, Ronaldinho Gaúcho recebeu o cuidado que se dá a um irmão. Além do empresário que negocia contratos e quer o melhor para a carreira do jogador, Assis mobilizou o jornalismo esportivo e fez com que R10, apesar de há tanto tempo convivendo com atuações aquém de sua qualidade, voltasse a ter a relevância de um grande nome.

A novela da negociação chega ao fim. Ronaldinho Gaúcho está prestes a vestir a camisa do Flamengo, e volta ao Brasil para uma trama muito interessante. Para R10, é a chance de redenção após temporadas fracassadas, num clube de grande torcida que está disposto a recebê-lo como ídolo. Para o Flamengo, é a volta de uma referência de qualidade, após um 2010 com tantos dissabores e problemas com estrelas. Um contexto encaminhado por Assis. A partir de agora, o empresário deixar o irmão encarregado de jogar um futebol campeão de audiência.

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Vinícius,

Primeiramente um bom 2011 MUITO atrasado a você.

O Assis, nesta negociação, usou o nome do Ronaldinho para fazer tudo isso e não o que ele está jogando. A grande dúvida é descobrir se seu futebol atual é suficiente para jogar no Flamengo. Eu acho que é, basta ele mostrar.

Comentando no meu blog( sim, eu entendi seu trocadilho) você disse que cabe a torcida do Flamengo não colocar o clube nas costas dele, mas eu acho que com o elenco atual, acontecerá exatamente isto. Ele terá que apresentar seu bom futebol logo nos primeiros jogos, pois perder para Volta Redonda e América não dá.

Abraços,

Leonardo Valejo