sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Quem parte, quem chega, quem fica...




Amigos,

reproduzo aqui uma crônica que considero importante na minha trajetória de jornalista esportivo. Trata-se de uma emoção muito grande que tive hoje, quando o jornalista e Ledio Carmona abriu espaço para um texto meu em seu blogue - que fica no Globo Esporte.com.

O texto de hoje é uma análise sobre a estreia do Fluminense no Campeonato Estadual, contra o Bangu, em jogo que aconteceu no Engenhão. A partida pode não ter tanta importância. Mas, certamente, será inesquecível para este jornalista que vos escreve.

Vinícius Faustini


*****

QUEM PARTE, QUEM CHEGA, QUEM FICA...

Vitória sofrida por 1 a 0 sobre o Bangu, com gol de Fred a nove minutos do fim do tempo regulamentar. Parece pouco para um Fluminense que, 45 dias antes, encerrou a caminhada de 2010 como campeão brasileiro. Mas o resultado do Engenhão pareceu ser irrelevante para a parte tricolor que esteve na rodada dupla da primeira rodada do Campeonato Carioca (antes de Bangu e Fluminense, Botafogo e Duque de Caxias estrearam na competição). Para uma equipe que dedicará 2011 ao sonho da conquista da Taça Libertadores da América, o Estadual é mera formalidade ou chance de conseguir entrosamento. A estreia do Flu serviu para mostrar todos os passos deste novo ano.

Quem vai é Washington, que dias antes anunciou que abandonaria a carreira e agora saía de cena sob os aplausos dos torcedores e a reverência do Fluminense, que deu a ele uma camisa do clube com a frase “Coração valente e tricolor. Muito obrigado”. Quem chega é Souza, ex-jogador do Grêmio, que nos 38 minutos em campo mostrou seus extremos como jogador – da habilidade na troca de passes e da velocidade que deu ao poder ofensivo do time até a afobação e a rispidez na hora de tentar desarmar um adversário. Em três minutos, duas faltas para cartão e uma expulsão.

Os que ficaram em campo são conhecidos do elenco campeão brasileiro, mas sem o mesmo ritmo de jogo e, principalmente, sem a concentração que tiveram na busca pelo título.

Da desconcentração, vieram muitos erros primários de passes (alguns deles na arriscada jogada de lançar a bola de uma lateral para a outra) no setor defensivo e atuações bem abaixo do esperado – com destaque negativo para o meia Deco, mais uma vez omisso na criação de jogadas. Diante deste panorama, o gol só veio depois do esforçado time do Bangu – comandado por Ricardinho, Somália e Pipico – ver sua insistência nos chutes parar nas mãos decisivas de Ricardo Berna e ter sua velocidade vencida pelo cansaço, ainda mais depois que o zagueiro Raphael foi expulso.

Em compasso de espera até a estreia na Libertadores – dia 9 de fevereiro, contra o Argentinos Juniors – quem mostrou que quer ficar mesmo foi o meia-atacante Tartá. Além de boas arrancadas, o cruzamento para o gol de cabeça de Fred foi espetacular. No mais, o Fluminense também parece esperar a chegada do recém-contratado goleiro Diego Cavalieri e os retornosde Conca e de Emerson. Considerado um dos melhores elencos do Brasil, o tricolor de Muricy Ramalho terá de mostrar capacidade de manter o bom nível de seu futebol, mesmo com o entra e sai de jogadores a cada rodada.

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Li primeiro no blog do Lédio pra ler depois aqui. Não vi o jogo, o que pouco importa. Passei aqui pra te dar os parabéns( já dados via twitter). Este será o 1º de muitos.

Abraços e parabéns