sábado, 22 de janeiro de 2011

Futebol o ano inteiro



A faixa levada no Beira-Rio pela torcida do modesto Santa Cruz - clube de futebol da cidade de Santa Cruz do Sul (localizada a 150 km de Porto Alegre) - pedia "futebol o ano inteiro", privilégio distante de um time que atualmente não está em qualquer divisão do Campeonato Brasileiro. Só que este pedido também se estende ao Inter B, time reserva que o Internacional colocou para representá-lo nas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, enquanto o grupo titular de Celso Roth faz sua preparação para a Taça Libertadores da América. Afinal, os jogadores têm poucas oportunidades entre os titulares e procuram fazer de seu desempenho no Estadual algo mais relevante do que entrar em campo apenas para não comprometer a imagem colorada na competição.

A luta é inglória, pois o Internacional não coloca nem seu treinador titular à beira do gramado - o auxiliar Enderson Moreira é o responsável pelo comando do Inter B. Como conseguir destaque se o próprio Celso Roth nem acompanha o início do Gauchão? Com a perspectiva pela Libertadores, a torcida a princípio não dá ênfase às vitórias no Campeonato Gaúcho, mas é impiedosa no caso de derrota ou eliminação para um time considerado pequeno (como aconteceu este ano com o atual Inter B, criticado após a derrota na estreia para o Cruzeiro de Porto Alegre, clube que voltou à Primeira Divisão depois de 32 anos).

Do outro lado, times como o Santa Cruz entram em campo ansiosos para que o ano não acabe com o final do Estadual. Uma boa colocação na competição pode render uma vaga no Campeonato Brasileiro na Série D, e para conseguir bons resultados, a ideia é aproveitar que os grandes Grêmio e Internacional estão ainda em preparação ou dando mais destaque à briga pela Libertadores para conseguirem três pontos. A inatividade por muitos meses significa prejuízo financeiro, nenhuma perspectiva de maior destaque em cenário nacional e planejamento complicado - o clube de Santa Cruz do Sul, por exemplo, teve de contratar 24 jogadores em 45 dias. Com isto, jogadores razoáveis como o meia Maicon Gaúcho e o atacante Cecéu precisarão procurar novo caminho com o fim da competição.

Após uma partida equilibrada, os colorados venceram, com gol de cabeça de Ricardo Goulart após cruzamento de Massari. O potencial de ambos e também de jogadores como o volante Augusto e o meia Marquinhos deu ao colorado sua segunda vitória em três rodadas - e a liderança provisória, que pode se tornar definitiva se o Lajeadense tropeçar na partida com o Veranópolis. Mas será que o desempenho deles é suficiente para que o Internacional dê ao seu futebol muito mais oportunidades do que as partidas do Estadual?

*****

Texto de Vinícius Faustini publicado originalmente no blogue do jornalista Ledio Carmona.

Nenhum comentário: