terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prováveis ofuscados





Na semana em que o Flamengo sacramentou a bombástica contratação de Ronaldinho Gaúcho e também assinou com o meia Thiago Neves (reforços que deixaram a equipe rubro-negra com mais qualidade para medir forças com o Fluminense no Campeonato Estadual), os outros dois grandes do Rio de Janeiro foram definitivamente jogados à probabilidade de serem ofuscados no Estadual de 2011. Botafogo e Vasco iniciam o ano prometendo usar o dinheiro dos patrocinadores para sanar dívidas financeiras, deixando suas respectivas equipes sem contratações de impacto e apostando no discurso de "manter a base" do ano de 2010.

O desejo de não desmantelar a equipe de um ano para o outro é bastante louvável. Mas, as "bases" de Botafogo e Vasco são suficientes para que ambas as torcidas possam acreditar numa boa temporada?

Com a equipe montada em 2010, o Botafogo foi vencedor dos dois turnos do Campeonato Estadual e ficou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro (a quatro pontos do Grêmio, que, por terminar na quarta colocação, foi classificado para a Taça Libertadores da América de 2011). No entanto, a equipe de Joel Santana padeceu - em especial no Brasileirão - da falta de um elenco de melhor qualidade, que fosse capaz de manter a regularidade do time na competição.

O risco de entregar as chances do alvinegro a um bando de jogadores limitados parece bater à porta de General Severiano novamente. As poucas contratações que vieram até agora foram para tentar suprir carências restritas ao time titular. E a que promete ter o maior destaque é a negociação com o meia Everton, que fez um bom Campeonato Brasileiro de 2009 pelo Flamengo e agora está no futebol mexicano.

Contratar jogadores para amenizar carências do ano anterior é a mesma conduta do Vasco. A falta de um jogador de qualidade para formar a dupla de zaga com Dedé e a ausência de um bom finalizador no ataque ficaram em pauta no time vascaíno. De resto, a aposta em uma base que, aos olhos do clube, é convincente para disputar títulos.

Só que o 2010 do Vasco não foi nada convincente. Um Campeonato Estadual desperdiçado por erros de planejamento nas contratações e um Campeonato Brasileiro no qual a equipe se arrastou nas últimas colocações e, quando conseguiu ter fôlego (graças aos reforços de Felipe, Éder Luís e Zé Roberto), esbarrou em erros individuais e na postura defensiva de seu treinador Paulo César Gusmão. Da base que a diretoria considera promissora para disputar títulos, poucos valores merecem destaque. E nenhum deles está na lista de contratados para a temporada de 2011.

O fato de uma equipe se conhecer dentro de campo não parece suficiente para que Botafogo e Vasco façam boas campanhas - afinal, muitos de seus jogadores desconhecem qualidade. A conduta de não deixar a folha salarial onerosa com reforços de altos salários é válida (em especial devido aos problemas financeiros que os clubes têm). Mas consentir que o clube seja ofuscado desta maneira é um erro gravíssimo.

*****

Para a legenda dos leitores que desconhecem as "caras novas" de Botafogo e Vasco nas fotos do post. Vestindo a camisa do Botafogo, o lateral-esquerda Márcio Azevedo, que veio do Atlético Paranaense. Na companhia do vice-presidente José Hamílton Mandarino, o volante Eduardo Costa, que veio do francês Monaco e o atacante Misael, que no Campeonato Brasileiro de 2010 atuou pelo Ceará.

Nenhum comentário: