terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lampejos de imaturidade



As notícias sobre a estreia da equipe Sub-20 do Brasil no Sul-Americano do Peru evidenciam a grande atuação de Neymar - que marcou os quatro gols da vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai. O atacante merece todos os holofotes, em especial quando seu talento se torna decisivo para a Seleção Brasileira. Mas suas luzes não podem ofuscar alguns momentos imaturos que os comandados de Ney Franco tiveram em seu primeiro jogo na competição.

Quando o Brasil abriu dois gols de vantagem, alguns jogadores passaram a abusar de firulas e tentativas de jogadas bonitas. O caso mais grave foi o de Lucas. Em vez de chutar a bola para o gol (aproveitando que o goleiro Ovando tinha saído desesperadamente aos seus pés), o meia quis dar um drible para deixar o camisa 1 paraguaio no chão. Isto permitiu que o goleiro do Paraguai evitasse o terceiro gol brasileiro.

A tranquilidade do primeiro tempo foi traiçoeira para a equipe de Ney Franco. O Brasil voltou para a segunda etapa disperso, e começou a cometer erros em seu setor defensivo. Do erro veio a rispidez, simbolizada pelo volante Zé Eduardo. Em duas faltas nos primeiros dois minutos, a Seleção Brasileira ficou com um jogador a menos.

Pouco depois, a displicência do goleiro Gabriel gerou um escanteio. Nele, a zaga permitiu que a cobrança passasse por todos os defensores até chegar, limpa, para que o zagueiro Viera desviasse a bola para o fundo da rede. Para a sorte brasileira, um chutão se transformou numa bola dividida entre Lucas e Gómez na área do Paraguai. Na sobra, de um bate e rebate entre Neymar e Ovando saiu o terceiro gol do Brasil. Três minutos depois do terceiro, Rafael Galhardo aproveitou dispersão da zaga do Paraguai e fez um bom lançamento para Neymar fazer um golaço.

Só que, mesmo com a vantagem, a Seleção Brasileira passou por outro problema gerado pela imaturidade. Com a partida liquidada, os paraguaios começaram a abusar da violência. E, aos poucos, os brasileiros caíram na provocação adversária, e usaram jogadas violentas como resposta. O resultado foi mais uma expulsão brasileira - a do atacante Henrique, quatro minutos depois do Paraguai diminuir o placar para 4 a 2 (com Montenegro, aproveitando falha da zaga).

Os três pontos vieram neste começo do sonho brasileiro para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Mas, em meio à euforia de uma vitória com placar elástico, a comissão técnica brasileira precisa aproveitar o Sul-Americano para que a Seleção Sub-20 deixe para trás estes lampejos de imaturidade. Afinal, assim como Neymar declarou: "Quanto mais o brasileiro apanha, mais ele quer jogar futebol". E os meninos do Brasil têm de continuar a gostar do jogo de correr atrás do ouro olímpico.

Nenhum comentário: