quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O estado do esquecimento



A realização de Campeonatos Estaduais permanece como um ritual exclusivo do calendário do futebol brasileiro, mesmo com eles se revelando a cada ano competições deficitárias de público, de renda e de emoção para os torcedores. Só que a intenção de alavancar os clubes e jogadores de cada estado vai se perdendo a cada ano, pois alguns regionalismos são esquecidos pela televisão. Na busca pela audiência do jornalismo esportivo, vale até descartar as equipes locais, para colocar no ar os confrontos de regiões de maior destaque nacional.

É o caso da TV Globo, que em vez de utilizar suas afiliadas para a transmissão de todos os Campeonatos Estaduais, anunciou que exibirá apenas competições de dez estados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Ceará e Bahia. A pesquisa de torcidas por região foi usada como critério para os torneios considerados mais importantes. O Paulistão será retransmitido para o Centro-Oeste ,e o Campeonato Carioca passará também no Espírito Santo, no Distrito Federal, em boa parte do Nordeste e na região Norte.

Enquanto isto, os demais campeonatos ficam ainda mais abandonados do que os estaduais de mais destaque - afinal, os escolhidos da televisão ao menos recebem cotas para a transmissão das partidas. Por que não usar a TV para tentar ajudar os demais campeonatos?

É bem verdade que há regiões com torcida soberana para cariocas e paulistas. No entanto, esta soberania não poderia ter sido conquistada pela imposição de uma emissora - em especial quando ela se dá ao luxo, por exemplo, de, no ano de 2010, excluir de sua grade um Estadual com uma rivalidade de destaque, como o Campeonato Baiano. Talvez fosse interessante deixar a programação mais maleável, para que houvesse horários disponíveis para exibir tanto as competições que são chamarizes de audiência quanto para dar ênfase às competições locais.

No comodismo da luta pela audiência, a TV Globo reduz o futebol brasileiro a dez estados, enquanto as outras 17 competições confronto com um descaso que não fica restrito aos gramados. A televisão perde profissionais que poderiam ser valorizados no jornalismo esportivo, somente porque as competições foram riscadas do mapa. E os Campeonatos Estaduais caem mesmo no estado do esquecimento.

Nenhum comentário: