domingo, 23 de janeiro de 2011

Um peixe mais que vivo




Em relação ao time que conquistou o Campeonato Paulista de 2010, o Santos perdeu Wesley, André e Robinho para o exterior, viu o técnico Dorival Júnior ir embora por uma crise interna e, atualmente, convive com as ausências do Paulo Henrique Ganso, lesionado, e de Neymar, que está na Seleção Brasileira Sub-20. Mas, apesar de tantas baixas, o time continua no caminho das vitórias graças ao lema de Adilson Batista: objetividade.

Objetividade que foi simbolizada na partida contra o Grêmio Prudente por Robson, que vestiu a camisa 10. Enquanto Ganso não se recupera, Robson, emprestado ao Avaí na temporada passada, mantém o meio-de-campo de Santos com um ritmo acelerado pela boa troca de passes, que faz com que seus companheiros se revelem jogadores decisivos. Primeiro com Elano, que aproveitou falha da zaga (o meia também marcou o segundo gol, em cobrança de pênalti). Depois com Keirrison, que estava sumido na partida mas foi eficaz quando aproveitou a dividida de Robson com o goleiro Sidnei e fez o terceiro gol. Por fim, numa cobrança de falta o camisa 10 encontrou Maicon Leite livre entre os zagueiros, e o atacante só teve o trabalho de tirar a bola do alcance do goleiro.

O Prudente chegou a assustar, com um gol de Rômulo (de pênalti) e um gol olímpico de Bruno Ribeiro, só que seu desempenho refletiu os problemas que assolam o clube. Após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o time demitiu o treinador Rogério Micale e hoje foi treinado interinamente pelo auxiliar Fábio Giuntini. Auxiliar que pode ser efetivado, mas também pode ser substituído a qualquer momento. Com tanta instabilidade, como traçar um objetivo claro? Seu objetivo no Paulistão parece ser mesmo o de brigar para não cair – também no Estadual.

Graças à objetividade de sua equipe, o Santos chegou a três vitórias em três jogos, com 11 gols marcados. Os santistas seguem à risca o planejamento feito por Adilson Batista – acumular “gordura” de pontos para poupar jogadores que disputarão a Taça Libertadores. Até o momento está dando certo, mas novos desafios prometem dar problemas ao treinador. A saída de Zé Love, vendido esta semana ao Genoa, deixa o Santos com apenas Keirrison como centroavante de ofício. O outro atacante titular, Maicon Leite, tem um pré-contrato assinado com o Palmeiras, e deve ir embora em junho. Como lidar com os próximos percalços?

*****

Publicada originalmente por Vinícius Faustini no blogue do jornalista Ledio Carmona.

Nenhum comentário: