quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fôlego para os "nanicos"



A rivalidade regional continua a motivar a realização dos campeonatos estaduais, mas, um vício ainda persegue estas competições. Reforços que não foram regularizados, contratações sacramentadas e aguardadas para as próximas rodadas, e a expectativa de priorizar torneios mais rentáveis ou de maior importância fazem com que muitos clubes não entrem com força máxima nos primeiros jogos. É nesta hora que os pequenos valorizam literalmente suas forças - com o melhor condicionamento físico para as disputas nos estados.

Enquanto os times grandes estão em rotina intensa de jogos até dezembro, os "nanicos" (à exceção dos que hoje disputam a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro) vão ficando no meio do caminho das competições nacionais das Séries C e D - e alguns nem conseguem vaga nos Campeonatos Brasileiros. Com isto, seus treinadores têm mais tempo e muito mais calma para entrosar as equipes (pois o vai e vem do mercado da bola não chega com tanto impacto a estes clubes), e seus jogadores chegam aos estaduais no ápice da forma, porque a preparação não aconteceu afobadamente e, em vez de um número desgastante de partidas, seu calendário se resume a fazer um ou outro jogo-treino.

Mal o ano começou e alguns "nanicos" já conseguiram fazer com que o fôlego se sobressaísse à sua ausência de técnica nos estaduais. No Campeonato Baiano, a favoritíssima dupla Ba-Vi começou com derrota na competição - o Bahia perdeu por 2 a 1 para o Serrano, enquanto o Vitória foi derrotado por 1 a 0 para o Colo Colo. No Campeonato Paranaense, o Arapongas venceu o Atlético na Arena da Baixada por 1 a 0, e o Corínthians (filial do clube paulista) ganhou por 3 a 1 do Paraná no Durival de Brito.

Só que as maiores surpresas vieram na rodada inicial do Campeonato Gaúcho. A dupla Gre-Nal, que este ano está credenciada a disputar a Taça Libertadores da América, não conseguiu vencer equipes que em 2011 retornaram à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho. O Grêmio não passou de um empate em 2 a 2 com o Lajeadense, que há 12 anos estava na Série B do Gauchão, e o Internacional perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro de Porto Alegre, clube que voltou à elite do Rio Grande do Sul depois de 32 anos. O impacto dos Pampas ganha maiores proporções por uma curiosidade: mesmo com gremistas e colorados poupando jogadores ou falando que não dão prioridade ao Estadual, qualquer resultado negativo contra um adversário de menor expressão tem uma repercussão imensa entre torcedores e crítica esportiva.

Exemplos como o das primeiras rodadas mostram que os estaduais podem ser surpreendentes, e quebram o estigma de que estas competições são previsíveis e só serão interessantes nas fases finais. "Nanicos" de todos os estados estão dispostos a deixarem de ser meros sacos de pancadas neste roteiro de início de temporada.

Nenhum comentário: