terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Volta às mesmas origens



Para o amistoso do dia 2 de março, contra a Irlanda (último antes da convocação final para a Copa do Mundo de 2010), o técnico Dunga mostrou que sua Seleção Brasileira mantém a mesmice até na hora de improvisar jogadores. Com a instabilidade na lateral-esquerda (André Santos e Kléber não se firmaram e Filipe Luís teve uma contusão que o afastará dos gramados por alguns meses), o comandante da seleção apostou num jogador que não era convocado há algum tempo. E o mais curioso: há muitas partidas ele não joga na posição para a qual foi convocado.

Gilberto vem se destacando no Cruzeiro como o camisa 10 do time de Minas. Suas atuações no meio-de-campo renderam à equipe a vaga na Taça Libertadores da América. Entretanto, o jogador retorna à Seleção Brasileira graças às suas origens. No início de carreira, pelo Flamengo, e em outros clubes, como o próprio Cruzeiro e o Vasco, Gilberto vestia a camisa 6 e estava sempre jogando pelo lado esquerdo.

Em relação aos demais jogadores, Dunga não deu espaço a muitas novidades - desde titulares absolutos, como Júlio César, a dupla de zaga Juan e Lúcio, o meia Kaká e a dupla Nilmar e Luís Fabiano, passando pela incógnita da lateral-direita entre Maicon e Daniel Alves, até chegar às "sombras de luxo" de Júlio Baptista e dos "repatriados" Adriano e Robinho. E, infelizmente, há mais uma vez espaço para a qualidade duvidosa dos botinudos Gilberto Silva e Felipe Melo, que parecem ser sempre lembrados somente por estarem jogando na Europa.

A ausência de Ronaldinho Gaúcho, divulgada pela imprensa com certa surpresa, no momento parece mais sensata. De jogadores instáveis em 2010 já basta Robinho (que precisou voltar ao Santos para tentar encontrar a origem de seu bom futebol).

Apesar de tamanha mesmice, a esperança da torcida brasileira é de que o futebol da seleção deixe de ficar "na mesma" do que apresentou na reta final das Eliminatórias da Copa do Mundo. De burocracia, já basta alguns nomes da lista de convocados.



GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)

LATERAIS
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon)

ZAGUEIROS
Juan (Roma)
Lúcio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

MEIAS
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburg)
Felipe Melo (Juventus)
Kaká (Real Madrid)
Ramires (Benfica)
Elano (Galatasaray)
Julio Baptista (Roma)
Kleberson (Flamengo)

ATACANTES
Robinho (Santos)
Adriano (Flamengo)
Nilmar (Villarreal)
Luis Fabiano (Sevilla)

*****

O tempo e o placar... quer saber: quais os destaques da convocação da Seleção Brasileira?

Nenhum comentário: