quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Os diferenciais



Cera, catimba e uma equipe completamente fechada pela frente. Nem mesmo com um adversário considerado mais fraco, o roteiro da estreia do Internacional foi diferente de um jogo de Taça Libertadores da América. O que alterou a rota mesmo foi o final: pela primeira vez em oito estreias na competição, o Colorado saiu de campo com a vitória. De virada, o time venceu o Emelec por 2 a 1.

Se vencer em uma Libertadores é difícil, vencer com um futebol pouco inspirado fica muito mais complicado. Os primeiros 45 minutos mostraram um Inter tocando muito para os lados, perdido em campo, sem achar o caminho do gol. E, quando achava, viam chances que mal davam trabalho ao goleiro Elizaga. Mais uma vez, o meia Giuliano rendeu abaixo de seu talento, assim como o lateral Kléber, que merecia um tempo na reserva.

Mas como fica o orgulho gaúcho se Giuliano é uma cria do Colorado? E a rixa da diretoria do Internacional, que afasta o bom ex-vascaíno Ramon para deixar Kléber repetindo seus erros jogo a jogo?

Menos mal que Jorge Fossati dispõe de um bom elenco. E foi a ele que o Internacional recorreu para conseguir os três pontos no Beira-Rio logo depois do susto da segunda etapa - aos três minutos, Quirós aproveitou o contra-ataque e tocou na saída de Bondanzieri. O belo gol do lateral Nei quatro minutos depois tornou as coisas menos difíceis, mas eram insuficientes com o time que estava em campo.

A entrada de Walter no lugar de Edu e a ousadíssima substituição de Nei pelo atacante Taison tornou o jogo muito mais interessante do que o morno primeiro tempo. A troca de Giuliano por Andrezinho deu mais categoria ao meio-de-campo.

E a categoria derrubou o muro equatoriano. A dois minutos do fim, uma jogada que passou de pé em pé e terminou num passe de Walter para Alecsandro tocar com o gol vazio. Ao contrário do Emelec, o Internacional tinha chance de um lampejo para chegar ao caminho do gol.

Os gaúchos abriram muito bem o caminho dos brasileiros na Taça Libertadores da América - e mostraram todos os altos e baixos que virão na competição internacional. Além disto, veio a certeza de que talento com os pés e um elenco bastante confiável podem ser os diferenciais na disputa.

Nenhum comentário: