sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Futebol à altura



A estreia do Botafogo na Copa do Brasil pode não ter sido à altura da tradição do alvinegro do Rio de Janeiro. Mas altura mesmo faltou em outro quesito no Estádio Colosso do Tapajós. O campo do São Raimundo apresentou uma característica que já salta aos olhos dos paraenses há algum tempo, e pode ficar ainda mais alarmante caso o time de Santarém elimine os cariocas da competição.

As medidas das traves do "Barbalhão" estão abaixo do que estipulam as regras do futebol - um fator que pode justificar a boa atuação do goleiro Labilá, que se tornou um gigante mesmo medindo apenas 1,74m - e muitos torcedores do Pará atribuem o recente título do São Raimundo (o primeiro campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2009) a esta redução. Do lado da torcida do Pantera Negra, as unhas são afiadas para a ideia de que "as traves mais baixas atrapalham ou facilitam dos dois lados".

A foto do goleiro Diego (retirada do blogue Quarto Poder) foi tirada em março de 2009. Pelo visto, a mudança ainda não ocorreu - afinal, as torcidas de outros times como Paysandu e Remo ainda reclamam desta desvantagem ocorrida no Colosso do Tapajós.

É bem provável que o Botafogo consiga tirar a vantagem de 1 a 0 que o São Raimundo conquistou no primeiro jogo. No entanto, vai ser preciso um time de destaque jogar lá (e perder) para que o país atente em relação a esta irregularidade? Por mais que seja um estado longe de ter muito destaque, a Federação Paraense de Futebol poderia exigir que os times proporcionem um futebol à altura do que o espectador quer ver.

*****

O tempo e o placar... acredita que este post extra serve para contar um assunto relevante, mas pouco divulgado na mídia. Que venham mais investigações dos coleguinhas dos veículos de comunicação!

Um comentário:

Leonardo Valejo disse...

Como a federação pode ignorar isso?
É algo fora da regra.