sexta-feira, 30 de abril de 2010

Muito trabalho



Foi boa a inicativa de Muricy Ramalho em comandar o Fluminense quatro dias depois de assumir o cargo de treinador do clube. Assim, deu para ver mais de perto o quanto o tricolor das Laranjeiras está deteriorado no campo, e, em especial, como o time depende do meia Conca.

A derrota por 3 a 2 para o Grêmio no Maracanã complicou as chances do time na Copa do Brasil. Mas, se for pensar a longo prazo, uma eliminação pode ser favorável ao trabalho que antecede o Campeonato Brasileiro. Talvez, o plano de Muricy em adaptar o time ao seu padrão de jogo possa ser antecipado (sua perspectiva era começar somente depois da Copa do Mundo), e ele não fique atado a dar sequência ao esquema de seu antecessor no cargo, Cuca.

O parágrafo acima num primeiro momento parece absurdo ou parece estar antevendo uma eliminação do Fluminense antes da realização da partida de volta, no Olímpico, semana que vem. Só que um período a mais de treinos sem objetivos imediatos de colocar a equipe em campo parece uma grande saída para o tricolor.

O setor defensivo a cada partida erra mais. A boa fase dos laterais Mariano e Júlio César desapareceu, em especial o último. O meio deixa Conca sobrecarregado na tentativa de jogadas, e nomes como Marquinhos e Equi González não conseguem se firmar. O ataque passa por um momento delicadíssimo fora de campo: tanto o habilidoso Alan quanto o goleador Fred tiveram crise de apendicite, e passarão semanas longe dos gramados.

Um panorama ingrato para Muricy Ramalho. Portanto, é dever do Fluminense e de seu patrocinador, a Unimed, darem tempo para que o novo técnico tente resolver as coisas. Seu trabalho mais bem-sucedido (o do São Paulo) aconteceu graças à paciência dos dirigentes.

O novo técnico do Fluminense terá muito trabalho. Mas, que tal o tricolor deixar de lado a dança das cadeiras no comando do time e pensar em dar mais condições para Muricy Ramalho trabalhar?

*****

BOLA PRO MATO

Curto e grosso: pelo que apresenta em 2010 no Corínthians, Ronaldo não parece ser um ex-jogador em atividade?

Nenhum comentário: